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Inteligência Artificial no Whatsapp Business para o relacionamento B2B
É um fato, o Whatsapp é a ferramenta de comunicação que mais cresce em popularidade no Brasil nos últimos anos. As pesquisas indicam que 99% dos smartphones no Brasil possuem o app instalado e mais de 75% já utilizaram para conversar com empresas .Com isso a escalabilidade de atendimentos é natural e a utilização de […]
CRM, Pós-Venda, Tecnologia, Vendas
É um fato, o Whatsapp é a ferramenta de comunicação que mais cresce em popularidade no Brasil nos últimos anos. As pesquisas indicam que 99% dos smartphones no Brasil possuem o app instalado e mais de 75% já utilizaram para conversar com empresas .Com isso a escalabilidade de atendimentos é natural e a utilização de inteligência artificial e chatbots tornou-se uma realidade.
Neste artigo vamos falar sobre Inteligência Artificial e como ela pode ser uma aliada também no relacionamento com o cliente B2B. Vamos lá?
Whatsapp Business e o cliente B2B
Lançado em 2018, o Whatsapp Business mudou a forma como as empresas se comunicam com seus clientes, uma vez que essa versão possui ferramentas próprias para facilitar este relacionamento.
O lançamento da API do Whatsapp Business trouxe a escalabilidade necessária para empresas maiores oferecerem um atendimento adequado. Com o aumento do uso de dispositivos móveis, ficou claro que o mercado B2B também precisaria se adaptar, e atualmente esta é uma das formas de relacionamento com o cliente mais utilizada.
Ao mesmo tempo, o comportamento do cliente B2B está em constante mudança, buscando experiências cada vez mais personalizadas e autonomia nos processos de compras. Na prática, além de buscar empresas que entendam profundamente suas necessidades, o cliente B2B também espera ter autonomia em partes do processo comercial e são nestes quesitos que a Inteligência Artificial se encaixa.
Inteligência Artificial no Whatsapp Business
A Inteligência Artificial no Whatsapp é apresentada por meio de chatbots e tem diversas vantagens no atendimento ao cliente B2B:
> Agilidade por meio de respostas automáticas e que funcionam 24h por dia
> Autonomia ao fornecer ao cliente informações simples e rápidas diretamente pelo Whatsapp
> Experiências otimizadas direcionando o atendimento ao setor adequado de sua dúvida.
Segurança do Whatsapp Business
Este é um ponto prioritário e que está entre as tendências do relacionamento com o cliente B2B deste ano. Uma vez que dados sensíveis são trocados via Whatsapp é essencial que a segurança esteja em primeiro lugar. Para isso, é essencial utilizar apenas a API oficial do Whatsapp Business ao integrar chatbots, uma vez que API’s piratas não garantem a segurança de dados do seu cliente.
Para diferenciar a API pirata da oficial é importante estar atento à alguns pontos importantes como:
- Mensagens ilimitadas gratuitas: A API oficial do Whatsapp é paga e necessita de mensagem inicial padrão aprovada pelo Meta.
- Leitura de QR Code: A API oficial não precisa de leitura de QR Code tampouco da conexão com um aparelho de celular específico.
- Não verificar a conta no Facebook: A API oficial passa por uma verificação de segurança na conta da empresa no Facebook.
Podemos concluir que a Inteligência Artificial no Whatsapp Business é uma aliada na otimização da experiência do cliente B2B, não somente facilitando o dia a dia dos representantes mas também fornecendo agilidade e personalização no atendimento ao cliente.
Para facilitar a gestão de todas as interações do cliente via Whatsapp e outros meios de comunicação, sua empresa pode escolher um CRM omnichannel 100% desenvolvido para indústrias e distribuidores B2B. Com o VocallContact você realiza uma gestão completa do relacionamento com o cliente, integrado com o Whatsapp e diversas ferramentas importantes para o dia a dia da sua equipe.
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