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Automação de tarefas com CRM na indústria
Na rotina de vendas na indústria, a automação de tarefas é uma forma de potencializar a produtividade e consiste na redução de atividades manuais e repetitivas. Pesquisas indicam que 64% das tarefas realizadas por vendedores e representantes comerciais não estão diretamente ligadas ao relacionamento com o cliente, isso em se tratando de profissionais que atingem […]
CRM, Pós-Venda, Vendas
Na rotina de vendas na indústria, a automação de tarefas é uma forma de potencializar a produtividade e consiste na redução de atividades manuais e repetitivas.
Pesquisas indicam que 64% das tarefas realizadas por vendedores e representantes comerciais não estão diretamente ligadas ao relacionamento com o cliente, isso em se tratando de profissionais que atingem sua meta de vendas. Esta porcentagem pode aumentar quando falamos de profissionais que ainda estão buscando atingir a meta mensalmente, ou seja, as tarefas repetitivas, manuais, afetam de forma direta os resultados de vendas.
Neste artigo, vamos falar de algumas definições de tarefas repetitivas no processo de vendas, especificamente na indústria, e como utilizar o CRM para promover a automação destas atividades.
O que podemos considerar tarefas repetitivas nos processos de vendas?
As tarefas repetitivas são aquelas que exigem ações e atenção contínuas e recorrentes por parte do colaborador. Por via de regra elas possuem um conjunto de procedimentos pré-definidos que são realizados periodicamente, em alguns casos até mesmo diariamente.
Alguns exemplos de tarefas repetitivas presentes no processo de vendas na indústria são:
Criação e envio de e-mails
Preenchimento de planilhas
Geração e revisão de relatórios
Inserção e atualização de dados do cliente no funil de vendas
Agendamento de compromissos e tarefas
Automação de tarefas no CRM
A primeira tarefa a ser reduzida com o uso do CRM é o preenchimento de planilhas de gestão. Uma vez que todas as informações e atualizações já estarão disponíveis e centralizadas na mesma plataforma, não é necessário realizar as atualizações em diversas planilhas. Ao mesmo tempo, havendo integração com o ERP, é possível sincronizar informações como dados cadastrais, documentos fiscais e movimentações financeiras. Com um CRM robusto e adequado para seu tipo de negócio é possível abandonar todas as planilhas.
Veja abaixo como a automação de tarefas no CRM auxilia seu dia a dia
Relatórios
A geração de relatórios periódicos é uma tarefa essencial para o acompanhamento da operação do time comercial, a fim de mensurar os resultados e para a definição de estratégias. Com o CRM estes relatórios são gerados diretamente pelo sistema, seguindo parâmetros personalizados pré-definidos pelo usuário, podendo também incluir gráficos para uma melhor visualização comparativa.
Além disso, com acesso à todos os dados dos clientes e movimentações, especialmente quando integrado com outros sistemas, a confiabilidade do relatório realizado pela inteligência do CRM é muito maior, reduzindo o risco de erros de estratégia.
Uma automação importante é o fato de que estes relatórios não precisam ser retirados manualmente todas as vezes. É possível realizar o agendamento de envio desses relatórios, personalizando tanto a periodicidade quanto os parâmetros.
Criação e envio de e-mails
Esta é uma tarefa que pode ser facilitada de duas formas:
O CRM permite a criação de templates personalizados e o envio do e-mail diretamente pela plataforma. Isso reduz a necessidade de digitação e busca de informações, logo o tempo de execução da tarefa é menor.
Outro modo é o envio automático de e-mails ao cliente final, por meio da automação de tarefas no workflow ou na qualificação do atendimento a este cliente.
Agendamento de compromissos
Esta é uma das tarefas mais importantes tanto de representantes de vendas, quanto de inside sales, ao mesmo tempo uma das que mais exige tempo da equipe. A desorganização da agenda pode significar perda de oportunidades de fechamento de vendas, em função disso o CRM possui funcionalidades que auxiliam nessa tarefa, como:
Workflows automatizados:
Nele o supervisor ou administrador pode definir o passo a passo de um processo, com a definição de responsabilidades e esta é de fácil visualização por todos os agentes.
Agendamento de avisos e tarefas:
Esta funcionalidade pode ser utilizada tanto em avisos e lembretes para a execução da tarefa, quanto na automação do sistema como o agendamento de chamadas e delegação de atividades para outros usuários do CRM.
É possível perceber que diversas tarefas realizadas diariamente pelo time comercial na indústria podem ser automatizadas por meio do CRM. Não somente o sistema realiza diversas essas tarefas automaticamente, mas também auxilia reduzindo etapas de processos manuais.
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