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Integrações com o CRM para indústria
As integrações com o CRM consistem na junção de um ou mais sistemas de forma que estes compartilhem e sincronizem dados, afim de centralizar todas as informações do cliente em uma mesma plataforma. Na indústria, existem algumas integrações e tecnologias que são essenciais para a otimização do funcionamento do CRM, acima de tudo na implantação […]
CRM, Tecnologia
As integrações com o CRM consistem na junção de um ou mais sistemas de forma que estes compartilhem e sincronizem dados, afim de centralizar todas as informações do cliente em uma mesma plataforma.
Na indústria, existem algumas integrações e tecnologias que são essenciais para a otimização do funcionamento do CRM, acima de tudo na implantação de uma estratégia omnichannel.
Além disso, as integrações permitem que mais tarefas sejam automatizadas, além de relatórios completos para uma gestão mais próxima da equipe. Se você tem dúvida quais integrações fazem sentido no seu negócio, separamos aqui as principais tecnologias e meios para integração ao CRM e como elas podem ser utilizadas na indústria. Vamos lá?
Por que integrar o CRM? O sistema funciona sem integração?
O CRM é um sistema independente com uma programação própria desenvolvida para gerenciar o seu relacionamento com o cliente. Sendo assim, o CRM não é co-dependente de integração com outras tecnologias para ser funcional, entretanto, a gestão do relacionamento com o cliente ficará limitada à informações contidas ou fornecidas ao CRM.
Por exemplo, se o cliente entra em contato com sua empresa via e-mail, e este não está integrado ao CRM, é necessário incluir esta informação manualmente no CRM, para que as informações do cliente estejam centralizadas em uma única plataforma. Ao integrar o serviço de e-mails da plataforma ao CRM, não só toda interação via e-mail ficará registrada, como também é possível automatizar a abertura de chamados por meio da leitura de palavras chave específicas.
Ou seja, quando integrado a outras plataformas, o CRM se torna muito mais efetivo, em especial em sua função de reduzir tarefas automatizadas.
Principais integrações com o CRM para indústria
ERP
O ERP tem a função de integrar todos os setores da empresa, para uma gestão facilitada. Sendo assim, este sistema irá conter diversas informações importantes para as vendas, como informações fiscais, financeiras, estoque e logística. A integração entre o ERP e o CRM permite que estas informações estejam sincronizadas, o que evita trabalhos repetitivos por parte do vendedor ou atendente.
Ao pensarmos em transações comerciais na indústria, com produções em larga escala, processos de compras longos e com questões logísticas de armazenamento e transporte, a integração ao ERP irá simplificar o acesso à informação, além de eliminar o risco de dados duplicados.
Business Intelligence
Na indústria, em especial com a transformação digital, a visualização de dados que permitem a identificação de oportunidades é essencial para o acompanhamento das variações mercadológicas. Os sistemas de BI são voltados para análise e tomada de decisão, entretanto, ferramentas de Business Intelligence necessitam do fornecimento de dados sempre atualizados para o bom desempenho.
Diferente do ERP, a integração com sistemas de Business Intelligence utilizam os dados trazidos do CRM para a geração de relatórios e dashboards. Sendo assim, o CRM ajuda a melhorar a confiabilidade dos relatórios oferecidos pelo BI, otimizando a utilização da ferramenta.
Whatsapp e Redes Sociais
Estas integrações possuem dupla função no relacionamento com o cliente. Por um lado, ao integrar Whatsapp e Redes Sociais auxilia no Workflow e na gestão de equipe. Uma vez que cada interação do cliente por estes meios ficará registrada e de fácil acesso, é possível automatizar workflows baseados em tais interações.
Por outro lado, ao centralizar as interações em um único canal, se integrado com outros canais de comunicação, é possível promover uma experiência omnichannel ao cliente. Desta forma, o cliente pode escolher o meio de interação que deseja, sem que este contato se perca entre outras interações.
Lembrando que, apenas a API do Whatsapp Business pode ser integrada ao CRM, e ainda oferecer relatórios completos desta ferramenta.
Além das integrações citadas acima, consideramos outras muito importantes para uma gestão bem-sucedida do relacionamento com o cliente como chatbots, telefonia, e-mail e plataformas de automação de marketing.
É possível concluir que, apesar de se tratar de um sistema independente, integrar o CRM a outros softwares e tecnologias aumenta sua eficiência na gestão do relacionamento com o cliente. Além disso, integrações podem otimizar o uso de outras tecnologias, sincronizando informações que irão reduzir a chance de duplicidade e a repetição de trabalhos manuais.
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