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Kanban: Aplicando ao relacionamento com o cliente
O método Kanban é uma forma de gerenciamento e controle muito utilizado por grandes empresas para a organizar tarefas. No relacionamento com o cliente, pode ajudar na organização de atividades e visualização do workflow, além da identificação de problemas de atendimento. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre este sistema de gestão e como utilizar […]
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O método Kanban é uma forma de gerenciamento e controle muito utilizado por grandes empresas para a organizar tarefas. No relacionamento com o cliente, pode ajudar na organização de atividades e visualização do workflow, além da identificação de problemas de atendimento.
Hoje, vamos falar um pouco mais sobre este sistema de gestão e como utilizar no CRM. Vamos lá?
O que é o Método Kanban?
Kanban é uma forma de organização que divide atividades em cartões, físicos ou digitais, e os posiciona em colunas. O método foi criado na década de 40 na produção da Toyota automotiva do Japão. Sua eficiência auxiliou a empresa a aproximar-se de concorrentes com o aumento da velocidade de produção. Enfim, no Brasil, o método chegou nos anos 80, com o nome Gestão Visual.
A visão Kanban ajuda em atividades do dia a dia como a redução do tempo de preparação e de prazos de tarefas. Portanto, o método diagnostica dificuldades de produção e promove a evolução contínua do fluxo de trabalho.
Organizando o relacionamento com o cliente
Uma das facilidades do método Kanban é a visualização do funil de vendas. Desse modo, em vendas longas, como o cliente B2B, é possível personalizar cada etapa e utilizar as raias ou cartões para mover o cliente a medida que a venda evolui.
Sendo assim, com o método Kanban também é possível analisar e direcionar estratégias para cada uma das etapas, além de prever a possibilidade de fechar negócios.
Já no atendimento ao cliente, a visão Kanban auxilia na agilidade. A fim de resolver problemas, sua o método facilita o acesso por todos os departamentos e pessoas envolvidas.
É importante lembrar que o método necessita de muita atenção. Na prática, os status e etapas podem mudar de acordo com a necessidade da equipe ou do cliente.
Sendo assim, quando bem adaptado ao workflow, o método Kanban auxilia tanto na produtividade quanto na experiência do cliente.
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