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Kanban: Aplicando ao relacionamento com o cliente
O método Kanban é uma forma de gerenciamento e controle muito utilizado por grandes empresas para a organização de tarefas. No relacionamento com o cliente, pode ser um aliado na organização de atividades e visualização do workflow, além da identificação de gargalos de atendimento. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre este sistema de gestão […]
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O método Kanban é uma forma de gerenciamento e controle muito utilizado por grandes empresas para a organização de tarefas. No relacionamento com o cliente, pode ser um aliado na organização de atividades e visualização do workflow, além da identificação de gargalos de atendimento.
Hoje, vamos falar um pouco mais sobre este sistema de gestão e controle no relacionamento com o cliente, e como utilizar diretamente no CRM. Vamos lá?
O que é o Método Kanban?
Kanban é um formato de organização que divide atividades em cartões, físicos ou digitais, posicionados em colunas de status. O método foi criado na década de 40 para a produção da Toyota automotiva do Japão, e sua eficiência auxiliou a empresa a aproximar-se competitivamente de concorrentes devido ao aumento da velocidade de produção. No Brasil, este método chegou nos anos 80, com o nome Gestão Visual.
A visão Kanban das atividades ajuda em questões complexas do dia a dia como a redução do tempo de preparação e, consequentemente, de prazos de conclusão de tarefas, além de permitir a evolução contínua do workflow, uma vez que a identificação de gargalos de produção, bem como os diagnósticos, são facilitados.
Organizando o relacionamento com o cliente
Uma das usabilidades do método Kanban é para uma ampla visualização do funil de vendas, em especial para negociações complexas, como o cliente B2B, uma vez que é possível personalizar cada etapa e utilizar as raias ou cartões para mover o lead a medida que esse evoluir na venda.
Com o método Kanban também é possível realizar diagnósticos e direcionar estratégias para cada uma das etapas, além da organização possibilitar previsibilidade de fechamento de negócios.
Já no atendimento ao cliente, a visão Kanban auxilia na agilidade e assertividade, em especial na resolução de problemas, uma vez que sua visualização permite a facilidade de acesso por todos os departamentos e pessoas envolvidas em um mesmo quadro.
É importante lembrar que o método Kanban necessita de atenção constante, pois status e etapas a serem percorridas podem mudar a depender da necessidade da equipe ou do cliente.
Portanto, podemos considerar que, quando bem adaptado ao workflow, o método Kanban pode auxiliar tanto na produtividade da equipe quanto na experiência do cliente.
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