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Relacionamento com o cliente B2B: Conheça as principais regras.
Qual a primeira palavra que vem à sua mente quando falamos em relacionamento com o cliente B2B? Talvez seja aquela empresa mais exigente no dia a dia. Ou ainda, quantas vendas precisam para alcançar a meta. Da descoberta ao da pós venda, todo contato com o cliente constrói o relacionamento. Quanto mais o cliente gostar […]
CRM, Pós-Venda, Tecnologia, Vendas
Qual a primeira palavra que vem à sua mente quando falamos em relacionamento com o cliente B2B? Talvez seja aquela empresa mais exigente no dia a dia. Ou ainda, quantas vendas precisam para alcançar a meta. Da descoberta ao da pós venda, todo contato com o cliente constrói o relacionamento. Quanto mais o cliente gostar da experiência, mais provável é que ele continue comprando.
Neste artigo, listamos algumas das principais regras do bom relacionamento com o cliente B2B. Com insights importantes que farão a diferença para a sua estratégia comercial. Vamos lá?
O comportamento do cliente B2B
Nos últimos anos, aconteceram muitas mudanças no comportamento do cliente e isso também ocorre no B2B. Atualmente, a decisão de compra inclui também a experiência e o prazo de entrega de um produto ou serviço.
Assim, é importante perceber que esta mudança de comportamento não afeta somente as fases do funil de vendas, mas também a todas as pessoas que influenciam a decisão de compra. Ainda assim, a jornada de compra B2B segue difícil e o maior desafio está na rapidez, sem arriscar a qualidade do atendimento.
Humanização
Esta é uma regra importante, sendo assim, não se deve aplicar somente ao atendimento ou pós-vendas. Portanto, é importante lembrar que, apesar das negociações B2B acontecerem entre empresas, elas são feitas por pessoas. Afinal, com a rivalidade deste ramo, quanto mais próxima sua equipe estiver do cliente, melhor será esta relação.
Algumas práticas importantes são: atendimento empático, a escuta ativa, as experiências personalizadas, além da agilidade e qualidade dos atendimentos.
Sendo assim, a humanização do relacionamento deve partir de todos os departamentos que falam com o cliente. Afinal, utilizando-a na resolução de problemas, pode até mesmo dar vantagem competitiva.
Seja Omnichannel
No relacionamento B2B, mais do que uma estratégia, oferecer uma comunicação integrada é o que te faz diferente e melhor do que o concorrente. Uma estratégia omnichannel ajuda o cliente a se sentir mais independente, além de melhorar a comunicação.
Nessa forma de atendimento, seu cliente escolhe por onde quer entrar em contato, e ao incluir os bots de atendimento, isso pode se ser mais rápido e com mais horários disponíveis.
Por outro lado, é importante lembrar que esta regra não deve ser independente das outras. É importante repetir a personalização, empática e com qualidade em todos os meios de comunicação, a fim de oferecer uma experiência completa.
Invista no pós-vendas
Esta é uma regra para manter os clientes, em especial no relacionamento entre empresas. O pós-venda não deve ser apenas para resolver problemas. Afinal, é importante realizar contatos para lembrar quando é hora de comprar novamente, a fim de manter este relacionamento a longo prazo.
Lembre-se: ter o cliente no centro da sua estratégia é a base do bom relacionamento. Sendo assim, a melhor forma de fazer isso é com um CRM que combina com o tipo de negócio.
Com o VocallContact, você melhora todo o relacionamento com o cliente o pois centraliza as informações e contatos. Além disso, a inteligência do VocallContact diz o melhor momento de contato, para você não perder mais vendas.
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