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O terrível medo do CRM e como superá-lo

A resistência em implantar um CRM está ligada à duas causas, conheça aqui.

O terrível medo do CRM e como superá-lo

 

Você tem medo do CRM? Os processos de venda e atendimento mudaram e continuam mudando. Algumas rotinas que antes eram bem atendidas com anotações em papel e planilhas deixaram de ser eficientes. O online tomou conta do atendimento e consequentemente dos processos de vendas. De um lado o cliente pede agilidade e interação, de outro a empresa precisa integrar diversos canais para dar conta do atendimento de uma forma eficiente.

Ainda assim, algumas empresas ainda resistem à mudanças na forma de gerenciar o negócio. Esses casos cada vez mais se afastam da realidade de consumo que não pára de avançar e automatizar. Essa demora em se atualizar cria um abismo que cresce a cada dia. O mercado evolui rapidamente e quem não se adapta acaba sendo marginalizado no mundo dos negócios. Esse é o primeiro passo para a extinção.

A resistência em implantar um novo sistema de CRM (programa de gestão de vendas) normalmente está ligada à duas causas:

 

  • A primeira delas é a desacreditação nos benefícios que sistemas podem trazer,

  • A segunda é o fato de achar que esse tipo de solução só é acessível para grandes empresas e exige alto investimento.

 

Embora sem duas as causas, ambas podem ser facilmente contornadas com informação. Sim, essa resistência se deve justamente à falta de informação. A primeira delas acontece porque muitos gestores acreditam que o processo de implantação e mudança de cultura irá trazer mais prejuízos e incômodos que benefícios.

É normal que ao implantar um novo sistema a empresa precise se adaptar, mas esse processo não precisa ser penoso. É comum que empresas que oferecem CRM ofereçam também serviços de implantação, treinamento e acompanhamento inicial, além é claro, do imprescindível suporte técnico.

A segunda resistência é financeira. Mas o que muita gente não sabe é que existem inúmeras opções de sistemas de CRM no mercado. Cada uma pode ser voltada à um segmento de mercado, modelo de negócio ou porte da empresa por exemplo. Na prática isso significa que qualquer empresa pode ter acesso ao CRM, basta procurar um que esteja de acordo com sua realidade.

O mais importante disso tudo é que sem um sistema de gerenciamento de relacionamento com os clientes a empresa tende a perder tempo, e pior, parar no tempo.

Outro ponto a ser levado em consideração é a vulnerabilidade. Afinal sistemas reduzem significativamente os erros humanos e mais que isso, muitos deles até identificam erros e ajudam a consertar.

E você, tem medo do CRM? Informe-se e veja que o medo pode se transformar em oportunidade de crescimento das vendas.

 

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