Categories: Vendas

Está na hora de trocar o CRM? Veja 9 sintomas

Usa CRM mas não tem certeza se ele funciona? Confira dicas

Você usa CRM mas não tem certeza se ele funciona? Abaixo listamos algumas dicas que a própria empresa apresenta indicando que está na hora de contratar ou trocar o CRM, confira:

1- Falta de informação

Se o comercial tem poucas informações sobre os clientes, elas ficam perdidas e espalhadas em diversos locais ou, pior ainda, estão todas na cabeça do vendedor que atende a conta é um sintoma, e dos graves.

Sistemas de CRM servem para integrar diversos dados diferentes em um único lugar que seja acessível para qualquer pessoa que precise desses dados. Sem correr o risco de perder uma anotação ou perder todas as informações quando o vendedor sai da empresa. Registrados todos os contatos e dados trocados com o cliente, é possível acessar o histórico e entender a situação. Assim quando entrar em contato com o cliente o vendedor irá estar à par da situação e pode dar um atendimento mais personalizado. Um ganho a mais para a empresa: melhoria no atendimento e aumento das chances de fidelização.

2- Carência de indicadores

Quanto sua empresa vendeu no último mês? Qual foi o lucro? Se você tem dificuldade para responder essas e outras questões sobre os indicadores do comercial esse é outro sintoma da necessidade de implantar ou trocar de CRM.

Como todas as informações e contatos ficam registradas no CRM é muito mais fácil tirar relatórios e analisar a produtividade, lucratividade e tantas outras informações. Diversas empresas que implantaram um CRM e começaram a analisar os dados se depararam com uma visão diferente do negócio. Algumas percebem que estavam dedicando esforços para o lugar errado, outras vêem que podiam estar tendo muito mais lucro com mudanças simples. Essas descobertas só são possíveis com a análise de dados confiáveis que o CRM traz.

3-Perda de tempo

Usar horas e horas preenchendo planilhas, fazendo processos manuais que não conversam entre si e são difíceis de analisar é outro indicador. Sistemas integrados evitam repetição de dados inseridos manualmente, reduzem erros e agilizam diversos processos. Rotinas e processos podem ser programadas no CRM de acordo com a necessidade da empresa. Ao seguir esse processo os vendedores reduzem erros, agilizam o atendimento e vendem mais. A equipe ganha tempo, pois deixa de realizar tarefas burocráticas manuais, e pode ser mais produtiva.

4- Esquecimento de clientes

A equipe de vendas sabe quando revender para o cliente? Com o CRM é possível fazer o giro das carteiras e saber quem são os clientes inativos. Dentro do CRM é possível fazer a distribuição de carteiras, ver quais clientes não compram há um tempo, quais reduziram o valor da compra e tantas outras segmentações. Assim o gestor consegue distribuir melhor os clientes de acordo com os critérios que desejar. Além disso é possível agendar contatos para não perder o tempo de recompra por exemplo.

5- Dificuldade em traçar e alcançar metas

Sem dados confiáveis a definição de metas fica subjetiva. Se a meta traçada não for possível de ser alcançada ou puder ser facilmente alcançada provavelmente foi traçada sem análise de dados concretos.

Com relatórios, análise de tendências e histórico de vendas é possível ter um direcionamento para a definição de uma meta mais assertiva.

6- Equipe sem controle

Cada vendedor tem seu método e o gestor só tem acesso aos dados finais de venda? Essa é uma equipe fora de controle. Com os registros e histórico de atendimento é possível analisar a produtividade individual e da equipe. Assim pode-se traçar estratégias para melhorar os vendedores menos produtivos e identificar quem são os mais lucrativos. Identificando vendedores eficientes pode-se analisar a rotina. E assim entender porque a forma de vender é mais eficiente que a dos demais.

7- Desconhecer os resultados efetivos

No final de um período a gestão não é capaz de dizer quais foram os resultados concretos obtidos? Sem os dados compilados, cruzados e analisados fica difícil saber quais foram os resultados dos esforços da equipe. E não só financeiros, mas de evolução, produtividade entre outros.

8- Complexidade na hora de traçar estratégias

Da mesma forma que os dados ajudam a traçar metas e a analisar os resultados, eles podem ser imprescindíveis na hora de traçar novas estratégias. Estratégias consistentes, baseadas em dados da própria empresa e passíveis de serem atingidas.

9- Não saber para onde está indo o dinheiro que entra

A equipe de vendas se mostra eficiente, mas a gestão não vê para onde está indo o dinheiro ou o lucro? Com informações de valores de entrada e margem de lucro dá para saber quanto dinheiro entrou. Do outro lado pode-se analisar as saídas e assim identificar os vazamentos por onde o dinheiro pode estar escoando.

Reconhece alguma dessas situações? Então saiba que está na hora de trocar ou investir em uma solução de CRM. Para que integrar, automatizar e agilizar o atendimento sejam seus maiores aliados na hora de tomar decisões.

Se os processos estiverem alinhados, e for possível analisar os indicadores, dá para saber qual a situação da empresa e identificar os gargalos que impedem ou estagnam o crescimento.

EOX Tecnologia

Share
Published by
EOX Tecnologia
Tags: CRM

Recent Posts

Segurança de dados no CRM: Como proteger sua empresa

Quando pensamos no mercado B2B, inclusive em indústrias, a segurança de dados no CRM é…

1 mês ago

Kanban: Aplicando ao relacionamento com o cliente

O método Kanban é uma forma de gerenciamento e controle muito utilizado por grandes empresas…

2 meses ago

API pirata do Whatsapp Business: Como reconhecer

Você sabia que existe API pirata do Whatsapp Business?  A API do Whatsapp Business surgiu…

2 meses ago

Gerenciamento do cliente via Whatsapp: Insights importantes

O Whatsapp é um grande aliado no relacionamento entre empresas e clientes, e isso se…

2 meses ago

Inteligência Artificial no Whatsapp Business para o relacionamento B2B

É um fato, o Whatsapp é a ferramenta de comunicação que mais cresce em popularidade…

2 meses ago

Recorde de vendas: Estratégias de Upsell e Cross-sell para indústrias que dão resultados.

Quando pensamos em vendas na indústria, e também para distribuidores B2B, é comum lembrarmos de…

3 meses ago