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Vendas na indústria: Como implantar uma estratégia omnichannel?
Quando falamos em vendas na indústria, é comum pensarmos no formato tradicional no qual representantes externos visitam os clientes e oferecem os produtos. Historicamente, este modelo de vendas foi bem sucedido por um longo período, contudo, nos últimos anos o mercado está demonstrando mudanças significativas. Aderir a uma estratégia omnichannel, na qual outros canais de […]
CRM, Tecnologia, Vendas
Quando falamos em vendas na indústria, é comum pensarmos no formato tradicional no qual representantes externos visitam os clientes e oferecem os produtos. Historicamente, este modelo de vendas foi bem sucedido por um longo período, contudo, nos últimos anos o mercado está demonstrando mudanças significativas.
Aderir a uma estratégia omnichannel, na qual outros canais de vendas são integrados juntamente ao modelo tradicional de representantes de vendas, é um caminho para acompanhar esta mudança. Neste artigo vamos falar sobre a estratégia omnichannel na indústria e dicas para implantá-la no seu negócio.
Vamos lá?
O que é uma estratégia de vendas omnichannel?
Omnichannel é um termo que remete a uma experiência de diversos canais integrados simultaneamente. Na prática, este formato se difere do multicanal, por centralizar a experiência em uma única plataforma, tornando-a simultânea. Sendo assim, nas vendas ela se torna uma estratégia por oferecer opções de canais de compras, promovendo autonomia do cliente e pulverizando mais vendas.
Nas vendas B2B (business-to-business), esse formato pode parecer pouco aplicável, afinal, falamos de tratamento de leads, múltiplos passos e decisores. Entretanto, na atualidade, o cliente B2B espera uma experiência simplificada, mais próxima do relacionamento B2C, bem como deseja autonomia de escolha. Sendo assim, é inegável o crescimento da estratégia omnichannel nas negociações B2B uma vez que, ele abrange diversas destas lacunas.
E nas vendas na indústria? Como essa estratégia se encaixa?
Para quem trabalha na indústria, a pior consequência que se pode enfrentar com a queda das vendas é o estoque parado, que gera aumento de custo logístico para manter o produto, e também a redução da produção de fábrica. Esta diminuição de produtividade, no entanto, não reduz custos de encargos trabalhistas ou custos fixos de produção.
Neste cenário, além de oferecer uma experiência completa, a estratégia omnichannel é efetiva para uma maior pulverização de vendas. Na prática, oferecendo uma experiência com outros canais, sua empresa atinge clientes que deixaram de comprar pela falta de contato do representante.
Para implantar uma estratégia de vendas omnichannel na indústria é essencial ter:
- Metas estabelecidas
- Conhecimento sobre os comportamentos de compra do seu cliente
- Definição de todos os canais que farão parte da sua estratégia.
Como implantar uma estratégia omnichannel na indústria?
Uma vez que seu atendimento multicanal esteja funcionando, com equipes treinadas e metas bem definidas, para torná-lo omnichannel é necessário realizar a integração de todos estes canais para que o contato com o cliente possa ser feito de forma simultânea.
É importante que sua equipe, interna ou externa, tenha visão ampla de todas as interações realizadas com o cliente, com atualização em tempo real, a fim de oferecer uma experiência omnichannel completa.
Por fim, para a indústria, é essencial ter uma ferramenta que centralize essas interações, de forma organizada e por onde seja possível parametrizar os resultados. Conheça o VocallContact, a solução CRM 100% para indústrias e distribuidores.
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