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Aumentar as vendas pode ser mais simples que você imagina
Olhe a operação de vendas com outros olhos e enxergue oportunidades
CRM, Pós-Venda, Vendas
O segredo para vender mais pode estar em suas mãos, basta que você saiba enxergar. Preste atenção nesses aspectos e comece hoje a aumentar as vendas.
Comece estudando o passado
Analise os dados disponíveis para definir padrões de compras e perfis de clientes. Clientes com perfis parecidos fazem compras parecidas. Assim se o perfil 1 comprou os produtos A e B, as chances de outro cliente com o mesmo perfil comprar os mesmos produtos é grande. Ofereça esses produtos e veja as vendas aumentarem.
Procure entender se o cliente está satisfeito com o produto
Clientes satisfeitos são fiéis e te ajudam a vender para outros clientes. Pergunte aos clientes se eles estão satisfeitos com o produto. Procure entender as expectativas para oferecer o produto mais adequado, às vezes a troca de um produto pelo outro, e a atenção dada ao cliente, podem ser as chaves para a fidelização.
Identifique os motivos pelos quais o cliente abandona a compra
Dedique um tempo para entender os motivos que levam os clientes à desistirem da compra em cada uma das etapas. Seja antes, durante ou depois da compra. Tente entender as desistências, cancelamentos e devoluções. Entender o problema é o primeiro passo para resolvê-lo.
Melhore o atendimento
Procure entender quais são as lacunas de atendimento. Veja se o problema é com a empresa, o atendente, o produto ou o processo e busque alternativas para resolver. Ouça as reclamações dos clientes, as sugestões dos atendentes e estude o processo. Na hora de aplicar mudanças lembre que menos é mais. Um processo simples facilita a vida de todos e deixa o cliente mais satisfeito.
Depois de olhar todo o processo e aplicar as melhorias há ainda outras dicas que podem ser grandes aliados para o aumento das vendas. Confira essa dica baseada em comportamento de compra:
Estude a carteira de clientes
Divida as carteiras em grupos com características semelhantes. Comece por recência, frequência e valor . Depois preveja ações para cada um dos grupos. Então reative clientes que não fizeram compras recentemente, aumente o ticket de clientes que compram pouco e antecipe o contato com clientes que compram com frequência.
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