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9 termos para entender conceitos do CRM
Você conhece esses termos utilizados no CRM?
CRM
O vocabulário de conceitos do CRM utilizado nos negócios nem sempre é fácil de compreender, siglas, abreviações, palavras em língua estrangeira são alguns exemplos. Por isso, separamos um pequeno dicionário para te ajudar a entender melhor alguns deles.
Confira abaixo alguns dos principais conceitos do CRM.
CRM na nuvem
CRM, ou qualquer outro sistema, na nuvem, nada mais é do que um CRM que funciona online. Ou seja, não depende da instalação de um servidor no local. Sistemas na nuvem são mais seguros e menos vulneráveis a invasões. Têm menor custo pois não dependem de investimento em equipamentos. São mais flexíveis para aumento da base, novamente por não dependerem de um equipamento local. E sem dúvida o melhor benefício é a praticidade de acesso em qualquer local pela internet.
Integração
Softwares de CRM podem ser integrados com outros sistemas como ERPs e telefonia. Isso facilita a gestão pois concentra os dados em um só lugar e permite que diferentes áreas se comuniquem aumentando a produtividade. Na hora de escolher o CRM veja se ele é compatível para fazer as integrações.
Giro de carteiras
A carteira de clientes de uma empresa pode ser dividida em vários grupos. Linha de produto, ticket médio, tempo de recompra, clientes inativos e tantas outras divisões que a empresa pode escolher. O giro de carteiras é justamente fazer essa gestão para não deixar de atender nenhum cliente, e mais que isso, saber a hora certa de contatar cada grupo. A venda fica mais eficiente.
Inativos
Inativos são aqueles clientes que não fazem compras há algum tempo. Ou seja, quem define o tempo que o cliente precisa ficar sem fazer compras para ser considerado inativo é a própria empresa. Portanto, existem critérios como tipo de produto por exemplo. É importante saber quem são os inativos da base para poder trabalhar e reconquistar. É muito mais fácil e barato reativar um cliente que conseguir um novo.
Positivação
É justamente fazer com que o cliente inativo volte a comprar. Sendo assim, a positivação de carteira pode ser inclusive uma estratégia da empresa, e metas de positivação podem fazer parte de uma campanha de vendas.
Tempo de recompra
Como o próprio nome diz é o tempo entre uma compra e outra. Esse tempo varia muito de empresa para empresa. Saber qual é esse período permite fazer, por exemplo, campanhas de vendas para a própria base. Uma venda mais fácil, mais rápida e que pode ajudar no fechamento das metas.
Ciclo de vida da compra
Cada etapa desde o primeiro contato, a compra e até a recompra formam o ciclo de vida. Por isso, saber em qual fase desse ciclo o lead, ou cliente, se encontra permite traçar estratégias específicas e criar campanhas separadas por fase do ciclo por exemplo.
RFV
Recência (R), frequência (F) e valor (V) são critérios para separar a base de clientes em grupos. Recência são os clientes que compraram mais recentemente (no último mês por exemplo). Frequência é a regularidade com que o cliente compra (todo mês, todo semestre, todo ano etc). Valor é o ticket médio da compra. Com os grupos de clientes separados nesses critérios é possível traçar estratégias específicas para cada um e ser mais assertivo na venda.
Ticket médio
O valor médio da compra é o ticket médio. O ticket médio pode ser: do cliente, de um grupo, de uma linha de produtos, de um segmento de mercado específico ou da empresa como um todo por exemplo.
Agora que você conhece os conceitos do CRM, está na hora de entender como eles funcionam. Quer uma demonstração das soluções da EOX? Clique no link abaixo.
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