O termo “Big Data” é referente a grandes volumes de dados, estruturados (organizados em formatos específicos) ou não (dados não organizados, como texto livre, áudio ou vídeo). Todas as empresas geram e coletam uma grande quantidade de dados todos os dias. Estas informações vêm de fontes, como transações, interações online, dispositivos IoT (Internet das Coisas) e redes sociais.
O Big Data na Era Digital
O que diferencia uma empresa atualmente é a forma como ela utiliza todos esses dados para obter ideias e melhorar suas estratégias. Acima de tudo, o Big Data ajuda a compreender melhor os clientes, identificar padrões de comportamento, prever tendências de mercado e melhorar processos internos.
Por exemplo, podemos imaginar letras bagunçadas que ocupam um grande espaço . Essas mesmas letras nas mãos de um escritor talentoso que as organiza em palavras, frases e capítulos, formam um livro. Da mesma forma, o Big Data representa uma grande quantidade de informações valiosas, desde que organizadas por ferramentas adequadas. Por meio da análise, estes dados são fonte de conhecimento e ideias
Organização e Análise de Dados
Todas as informações criadas e coletadas por uma empresa, como dados de clientes, histórico de compras e interações, são muito valiosas. No entanto, sem um sistema eficaz para organizá-las, analisá-las e transformá-las em conhecimento de fácil entendimento, esses dados perdem seu potencial de impacto e utilidade.
Transforme dados em estratégia
Mais do que coletar dados, a verdadeira vantagem competitiva está na capacidade de transformar esses dados em ideias que impulsionem o crescimento e a inovação para a sua empresa. Sendo assim, quando utilizado da forma adequada, o Big Data ensina empresas a tomarem decisões mais informadas e orientadas.