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3 segredos para acertar na escolha do CRM

Conheça os principais aspectos que devem ser levados em conta na hora de avaliar e escolher o melhor CRM para sua empresa.

CRM, Vendas

Escolher CRM não é fácil. Trata-se de uma grande mudança para a empresa, um investimento e demanda adaptação. Se a escolha for ruim a empresa terá perdido tempo, dinheiro e ganhado muito aborrecimento. Agora se for boa ganhará agilidade, dados confiáveis para analisar a produtividade e traçar estratégias mais eficientes para vender mais. Há vários aspectos a serem analisados na hora da escolha do sistema. Mas se você tiver essas três coisas em mente será muito mais fácil, rápido, eficiente e as chances de fazer a escolha certa irão aumentar.

 

Processo eficiente

Um software de CRM não resolve todos os problemas da empresa. Ele é uma ferramenta e como tal irá apoiar os processos que já existem. Antes de começar a procurar um CRM é preciso entender cada etapa da venda, quais as necessidades e as mudanças desejadas com a chegada do sistema. Existem softwares para cada segmento de mercado, alguns prontos e outros que podem ser customizados para atender melhor as necessidades específicas da empresa. Com o processo estruturado será mais fácil procurar um sistema compatível ou que se adapte ao que você precisa.

 

Informação de qualidade

O princípio do CRM é armazenar informação em um único lugar para que seja acessível à várias pessoas. Essa informação precisa ser confiável e quem coloca as informações no sistema são os vendedores. A qualidade dos dados depende deles. Na hora de preencher formulários e colocar comentários é importante inserir todos os dados possíveis de cada etapa do processo, assim os relatórios serão confiáveis. Em alguns sistemas de CRM é possível customizar quais são os campos obrigatórios de preenchimento para cada etapa, assim o vendedor só consegue prosseguir com a compra se inserir os dados corretamente.

 

Equipe treinada

Para que todos consigam aproveitar ao máximo o que um sistema de CRM pode oferecer é preciso conhecer as funcionalidades. Sozinho o CRM não faz nada, é preciso que as pessoas insiram dados e utilizem a ferramenta de forma adequada. Mudanças podem ser difíceis e algumas pessoas podem se recusar a mudar. Treinamento adequado e assistência para todos é fundamental para reduzir a taxa de rejeição e aproveitar tudo que o software oferece. Então engaje todos, que irão direta ou indiretamente utilizar o CRM, no treinamento. Depois tire todas as dúvidas e dedique uma atenção especial no começo para a adaptação de todos.

 

É preciso estar consciente da forma como o processo de vendas é hoje, o que o consumidor espera e quais os objetivos para o futuro.

 

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