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Segurança de dados no CRM: Como proteger sua empresa
Quando pensamos no mercado B2B, inclusive em indústrias, a segurança de dados no CRM é um assunto de grande importância. Logo, com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tornou-se essencial estar atento à segurança dos sistemas, bem como ao armazenamento utilizado. Neste artigo, vamos falar sobre como manter os dados da […]
CRM, Tecnologia
Quando pensamos no mercado B2B, inclusive em indústrias, a segurança de dados no CRM é um assunto de grande importância. Logo, com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tornou-se essencial estar atento à segurança dos sistemas, bem como ao armazenamento utilizado.
Neste artigo, vamos falar sobre como manter os dados da sua empresa inclusos no CRM seguros.
Segurança de dados e LGPD
A segurança de dados fala sobre a proteção de informações presentes na rede. A fim de evitar fraudes, distorções e até apropriação indevida. A lei se aplica tanto na captação destes dados, quanto no seu armazenamento. A exposição de dados sensíveis pode levar a grandes perdas. Segundo um estudo da IBM, o investimento para reparar danos de vazamento de informações pode chegar a mais de 4 milhões de reais.
Além do prejuízo, a multa do descumprimento da LGPD pode chegar a 2% do faturamento anual da empresa. Na indústria, a lei afeta tanto as informações pessoais dos funcionários e sócios, quanto informações comerciais como processos de produção, planos de marketing e dados de clientes.
Segurança de dados no CRM
A principal função do CRM é gerenciamento de clientes, pois centraliza todas as suas informações em uma única plataforma. Portanto, o vazamento de dados do sistema pode se enquadrar na LGPD. Sendo assim, é importante considerar o local de armazenamento destes dados, a fim de proteger sua confidencialidade e integridade.
Sendo assim, o sistema de CRM precisa oferecer ferramentas que limitem o acesso apenas a profissionais das áreas de interesse, como comercial, atendimento, relacionamento e marketing. Na prática, esta é uma união de decisões de governança e compliance, que irão assegurar este acesso, com um sistema de armazenamento e CRM que cumpram com estas necessidades.
A saber, o tipo mais comum de armazenamento de dados do CRM é em nuvem, por servidores externos. Sendo assim, esta é uma prioridade para a segurança de informações da sua empresa. Portanto, ao escolher um CRM, fique atento ao servidor utilizado e se este condiz com a sua necessidade de segurança de dados.
Lembrando que, para servidores físicos, é muito importante reforçar a criptografia e realizar auditorias constantes.
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