•  
EOX Tecnologia
EOX Tecnologia
  • Soluções
  • Blog
  • Institucional
    • Sobre a EOX
    • Cases
  • Contato
    • Vagas
  • Parcerias

Blog

Omnichannel e Multicanal: Qual a diferença?

No mundo do marketing, existem duas estratégias de atendimento semelhantes com focos diferentes: omnichannel e multicanal. Descubra qual a melhor estratégia para o seu negócio.

CRM, Vendas

No mundo do marketing, existem duas estratégias de atendimento semelhantes com focos diferentes: omnichannel e multicanal.

Para escolher a ferramenta de CRM mais adequada, é fundamental entender as características de cada uma dessas estratégias e avaliar qual se alinha melhor ao momento da sua empresa.

 

O que significa Multicanal?

Como o próprio nome indica, a estratégia multicanal (ou “multichannel”) envolve o uso de vários canais de atendimento para ampliar as oportunidades de venda.

Um exemplo disso, é quando você compra em um e-commerce de uma loja que também possui estabelecimentos físicos.

Com essa abordagem, o consumidor tem a liberdade de escolher o canal que melhor atende suas necessidades no momento da compra, seja uma loja física ou online.

Esse modelo surgiu como uma forma de engajar clientes e expandir as vendas no ambiente digital, especialmente com o crescimento da presença online dos consumidores.

 

Como surgiu o conceito multicanal

Inicialmente, o foco estava em aumentar as vendas e melhorar a experiência do consumidor, que ganhava mais opções de compra.

Com o tempo, buscando aprimorar ainda mais a experiência do cliente, o conceito evoluiu para o modelo omnichannel, que vamos explicar mais a frente.

Contudo, já adiantamos que a principal diferença entre a estratégia multicanal e omnichannel é a conexão de informações. No multicanal, as experiências do cliente podem ser desconectadas e distintas entre os diferentes pontos de contato.

Por exemplo, você pode encher um carrinho de compras online, pensando em retirar os produtos na loja física, mas descobrir que a única opção disponível é esperar por uma entrega que pode levar até 15 dias.


O que é um sistema Omnichannel?

O modelo omnichannel é uma evolução do conceito multicanal. A palavra “omni” significa “todos”, e o principal objetivo desta estratégia é integrar todos os canais de comunicação para melhorar a experiência do cliente.

No omnichannel, os canais estão tão conectados que oferecem ao consumidor uma jornada fluida, permitindo a migração entre os canais digitais ou lojas físicas sem ter que reiniciar o processo de compra.

Por exemplo, um cliente pode começar a sua busca do produto desejado pelo celular e finalizar a compra pelo notebook. Ou até mesmo comprar pelo site e retirar o produto na loja física e ser atendido via WhatsApp durante qualquer etapa deste processo.

Essa integração proporciona ao consumidor a flexibilidade de comprar em qualquer lugar, a qualquer hora e pelo canal que seja mais conveniente.

Tudo isso sem que o sistema perca informações caso o cliente migre de um canal para outro durante sua compra.

As diferenças entre Omnichannel e Multicanal

Confira na tabela abaixo as principais características de cada estratégia.

Tabela_Diferenças entre omnichannel e multicanal

 

Omnichannel e Multicanal

Qual é a melhor opção para a indústria?

Para uma indústria ou distribuidora que lida com processos volumosos e complexos, envolvendo múltiplos fornecedores, clientes, e equipes de vendas internas e externas, a escolha entre omnichannel e multicanal não é apenas sobre preferências, mas sobre necessidades estratégicas reais.

Um sistema multicanal permite que sua empresa esteja presente em vários canais, mas estes frequentemente funcionam de forma isolada.

Todavia, o sistema omnichannel vai além. Ele centraliza, integra e unifica todos os contatos e interações em uma única plataforma, proporcionando uma visão 360° do cliente.

Isso significa que seu time de vendas tem acesso imediato a todas as informações necessárias para agir de maneira assertiva. Assim, você e seu time de vendas, aumentam a produtividade e a satisfação do cliente.

Se o seu objetivo é realmente aumentar as vendas e garantir uma experiência de atendimento impecável e ágil, a estratégia omnichannel é indispensável.

Exemplos de ferramenta omnichannel

Para atingir seus objetivos, conheça o VocallContact, o CRM omnichannel da EOX Tecnologia.

Nossa solução se integra facilmente com a maioria dos ERPs do mercado.

Centralize seu meio de comunicação e atinja suas metas! Solicite agora uma demonstração do VocallContact e veja como podemos transformar seu processo de vendas!


Solicite agora uma demonstração


CRM VocallContact

COMPARTILHAR

< Voltar

SIGA-NOS

Eox Tecnologia

COMENTÁRIOS

Veja também

Black Friday

Prepare sua indústria ou distribuidora para a Black Friday com as mais completas tecnologias de vendas para o setor. Garanta agilidade, automatize tarefas e otimize a gestão de leads para aproveitar cada oportunidade de venda e superar desafios operacionais.

Chatbot e experiência do seu cliente

O chatbot é um aliado na experiência do seu cliente, trazendo agilidade e praticidade no atendimento, sem abrir mão da personalização. Experiência do cliente não é um conceito novo, contudo, tornou-se uma necessidade, em especial no período pós pandemia e com essa mudança  os formatos de atendimento ao cliente precisaram realizar adaptações rápidas, adequando-se não […]

CRM Omnichannel: Acelere suas vendas

Um CRM Omnichannel permite a integração de informações de todos os canais de atendimento em um só lugar. Isso possibilita o fácil acesso e análise das informações centralizadas, o que pode ser usado para aprimorar o relacionamento com o público-alvo.  CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management que, em português, significa Gestão […]

Solução Omnichannel: o que é e porque as empresas devem investir nessa estratégia.

À medida que as interações e compras dos consumidores se tornam cada vez mais digitais, as empresas precisam se adaptar para atender às expectativas dos clientes e se manterem relevantes no mercado. É nesse quesito que entra a solução Omnichannel. Essa é uma abordagem de vendas que se concentra em oferecer aos clientes uma experiência […]

CATEGORIAS

  • CRM
  • Ebooks
  • Novidades
  • Pós-Venda
  • Relacionamento
  • Tecnologia
  • Treinamento
  • Vendas

MAIS LIDOS

  • 6 dicas de campanhas de incentivo para Call Center

    Manter a motivação de equipes de atendimento nem sempre é tarefa fácil.

  • Giro de carteira: O que é e como isso ajuda a Vender Mais?

    Se você trabalha com vendas já deve ter ouvido falar em giro de carteiras, mas você sabe o que isso significa e quais oportunidades pode oferecer?

  • 3 dicas para você traçar metas de maneira eficiente

    Planejamento eficiente traz bons resultados aprenda como fazer.

  • Como aumentar as chances das ligações da sua empresa serem atendidas?

    Ligações DDDs são vilões da aceitação de chamadas, mas você pode contornar essa situação.

Clique aqui para falar conosco

(41) 3153-7200
Endereço

Rua Engenheiro Arthur Bettes 385 - Curitiba - PR
CEP 80610-290

  • Início
  • Institucional
    • Sobre a EOX
    • Cases
    • Notícias
  • Soluções
  • Blog
  • Parcerias
  • Contato
    • Vagas
  • Documentos
    • LGPD
    • Privacidade
    • Melhores Práticas
    • Contrato de adesão
    • Cenário Técnico
  • Solicite uma Demonstração

Imagens Freepik

Agência WX Criação de Sites

Voltar ao topo