EOX Tecnologia
  • Soluções
  • Blog
  • Institucional
    • Sobre a EOX
    • Cases
  • Contato
    • Vagas
  • Parcerias

Blog

Omnichannel e Multicanal: Qual a diferença?

No mundo do marketing, existem duas estratégias de atendimento semelhantes com focos diferentes: omnichannel e multicanal. Descubra qual a melhor estratégia para o seu negócio.

CRM, Vendas

No mundo do marketing, existem duas estratégias de atendimento semelhantes com focos diferentes: omnichannel e multicanal.

Para escolher a ferramenta de CRM mais adequada, é fundamental entender as características de cada uma dessas estratégias e avaliar qual se alinha melhor ao momento da sua empresa.

 

O que significa Multicanal?

Como o próprio nome indica, a estratégia multicanal (ou “multichannel”) envolve o uso de vários canais de atendimento para ampliar as oportunidades de venda.

Um exemplo disso, é quando você compra em um e-commerce de uma loja que também possui estabelecimentos físicos.

Com essa abordagem, o consumidor tem a liberdade de escolher o canal que melhor atende suas necessidades no momento da compra, seja uma loja física ou online.

Esse modelo surgiu como uma forma de engajar clientes e expandir as vendas no ambiente digital, especialmente com o crescimento da presença online dos consumidores.

 

Como surgiu o conceito multicanal

Inicialmente, o foco estava em aumentar as vendas e melhorar a experiência do consumidor, que ganhava mais opções de compra.

Com o tempo, buscando aprimorar ainda mais a experiência do cliente, o conceito evoluiu para o modelo omnichannel, que vamos explicar mais a frente.

Contudo, já adiantamos que a principal diferença entre a estratégia multicanal e omnichannel é a conexão de informações. No multicanal, as experiências do cliente podem ser desconectadas e distintas entre os diferentes pontos de contato.

Por exemplo, você pode encher um carrinho de compras online, pensando em retirar os produtos na loja física, mas descobrir que a única opção disponível é esperar por uma entrega que pode levar até 15 dias.


O que é um sistema Omnichannel?

O modelo omnichannel é uma evolução do conceito multicanal. A palavra “omni” significa “todos”, e o principal objetivo desta estratégia é integrar todos os canais de comunicação para melhorar a experiência do cliente.

No omnichannel, os canais estão tão conectados que oferecem ao consumidor uma jornada fluida, permitindo a migração entre os canais digitais ou lojas físicas sem ter que reiniciar o processo de compra.

Por exemplo, um cliente pode começar a sua busca do produto desejado pelo celular e finalizar a compra pelo notebook. Ou até mesmo comprar pelo site e retirar o produto na loja física e ser atendido via WhatsApp durante qualquer etapa deste processo.

Essa integração proporciona ao consumidor a flexibilidade de comprar em qualquer lugar, a qualquer hora e pelo canal que seja mais conveniente.

Tudo isso sem que o sistema perca informações caso o cliente migre de um canal para outro durante sua compra.

As diferenças entre Omnichannel e Multicanal

Confira na tabela abaixo as principais características de cada estratégia.

Tabela_Diferenças entre omnichannel e multicanal

 

Omnichannel e Multicanal

Qual é a melhor opção para a indústria?

Para uma indústria ou distribuidora que lida com processos volumosos e complexos, envolvendo múltiplos fornecedores, clientes, e equipes de vendas internas e externas, a escolha entre omnichannel e multicanal não é apenas sobre preferências, mas sobre necessidades estratégicas reais.

Um sistema multicanal permite que sua empresa esteja presente em vários canais, mas estes frequentemente funcionam de forma isolada.

Todavia, o sistema omnichannel vai além. Ele centraliza, integra e unifica todos os contatos e interações em uma única plataforma, proporcionando uma visão 360° do cliente.

Isso significa que seu time de vendas tem acesso imediato a todas as informações necessárias para agir de maneira assertiva. Assim, você e seu time de vendas, aumentam a produtividade e a satisfação do cliente.

Se o seu objetivo é realmente aumentar as vendas e garantir uma experiência de atendimento impecável e ágil, a estratégia omnichannel é indispensável.

Exemplos de ferramenta omnichannel

Para atingir seus objetivos, conheça o VocallContact, o CRM omnichannel da EOX Tecnologia.

Nossa solução se integra facilmente com a maioria dos ERPs do mercado.

Centralize seu meio de comunicação e atinja suas metas! Solicite agora uma demonstração do VocallContact e veja como podemos transformar seu processo de vendas!


Solicite agora uma demonstração


CRM VocallContact

COMPARTILHAR

< Voltar

SIGA-NOS

Eox Tecnologia

COMENTÁRIOS

Veja também

Black Friday

Prepare sua indústria ou distribuidora para a Black Friday com as mais completas tecnologias de vendas para o setor. Garanta agilidade, automatize tarefas e otimize a gestão de leads para aproveitar cada oportunidade de venda e superar desafios operacionais.

Chatbot e experiência do seu cliente

O chatbot é um aliado na experiência do seu cliente, trazendo agilidade e praticidade no atendimento, sem abrir mão da personalização. Experiência do cliente não é um conceito novo, contudo, tornou-se uma necessidade, em especial no período pós pandemia e com essa mudança  os formatos de atendimento ao cliente precisaram realizar adaptações rápidas, adequando-se não […]

CRM Omnichannel: Acelere suas vendas

Um CRM Omnichannel permite a integração de informações de todos os canais de atendimento em um só lugar. Isso possibilita o fácil acesso e análise das informações centralizadas, o que pode ser usado para aprimorar o relacionamento com o público-alvo.  CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management que, em português, significa Gestão […]

Solução Omnichannel: o que é e porque as empresas devem investir nessa estratégia.

À medida que as interações e compras dos consumidores se tornam cada vez mais digitais, as empresas precisam se adaptar para atender às expectativas dos clientes e se manterem relevantes no mercado. É nesse quesito que entra a solução Omnichannel. Essa é uma abordagem de vendas que se concentra em oferecer aos clientes uma experiência […]

CATEGORIAS

  • CRM
  • Ferramentas gratuitas
  • Novidades
  • Pós-Venda
  • Relacionamento
  • Tecnologia
  • Treinamento
  • Vendas

MAIS LIDOS

  • 6 dicas de campanhas de incentivo para Call Center

    Manter a motivação de equipes de atendimento nem sempre é tarefa fácil.

  • Giro de carteira: O que é e como isso ajuda a Vender Mais?

    Se você trabalha com vendas já deve ter ouvido falar em giro de carteiras, mas você sabe o que isso significa e quais oportunidades pode oferecer?

  • 3 dicas para você traçar metas de maneira eficiente

    Planejamento eficiente traz bons resultados aprenda como fazer.

  • O que é a NR 17 e como ela impacta no seu call center?

    Se a sua empresa tem um grupo de colaboradores ela precisa estar de acordo com as Normas Regulamentadora nº 17. Confira quais são elas e as mais recentes atualizações.

Clique aqui para falar conosco

(41) 3153-7200
Endereço

Rua Francisco Margarida, 68 - Blumenau - SC
CEP 89052-080

  • Início
  • Institucional
    • Sobre a EOX
    • Cases
    • Notícias
  • Soluções
  • Blog
  • Parcerias
  • Contato
    • Vagas
  • Documentos
    • LGPD
    • Privacidade
    • Melhores Práticas
    • Contrato de adesão
    • Cenário Técnico
  • Solicite uma Demonstração

Imagens Freepik

Agência WX Criação de Sites

Voltar ao topo