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Gestão de equipes: Tudo que você precisa saber

Encarar o dia a dia, problemas, questões comportamentais, conflitos e tantas outras pedras no caminho, não é fácil, mas também não é impossível.

CRM, Vendas

Gestão de equipes não é tarefa fácil, no geral lidar com pessoas não é tarefa fácil, e fazer com que a equipe ande alinhada em prol do mesmo objetivo é mais difícil ainda. Então é preciso encarar a rotina, problemas pessoais dos membros, questões comportamentais, conflitos e tantas outras pedras no caminho. Não é fácil, mas não é impossível, com boa vontade e respeito chega-se longe. Abaixo listamos algumas dicas para facilitar o relacionamento com a equipe e entre a equipe, confira:

 

Estratégias de gestão de equipes

Comunicação

A primeira mais importante ferramenta para o sucesso de uma gestão de equipe, ou de qualquer coisa na vida. Como gestor é importante estar aberto para ouvir à todos, acatar e colocar em prática sugestões, receber críticas e elogios. Ou seja, não levar para o lado pessoal o que é profissional e vice-versa. Da mesma forma é importante compartilhar informações com a equipe, isso inspira confiança. Compartilhe planos, dificuldades, erros e acertos.

 

Treinamento

Treinar a equipe dá confiança ao colaborador para executar o trabalho. Além disso é uma ótima oportunidade para alinhar todos na mesma direção. Reduz erros, agiliza o processo de adaptação e integra pessoas.

 

Definição de papéis

Deixe claro o que espera de cada um dos membros da equipe. Defina a função e as tarefas em cada projeto. Assim o colaborador fica seguro, e o gestor pode cobrar mais tarde se as tarefas foram executadas.

 

Feedback

Esse ponto precisa ser contínuo e periódico, individual e coletivo. Na hora de dar o feedback leve em consideração o que foi alinhado na hora de definir os papéis e tarefas. Fale sobre os pontos positivos, ao falar dos negativos dê sugestões para o problema seja resolvido, ou pergunte se o colaborador tem alguma sugestão de melhoria. Defina uma data para o próximo feedback e diga o que espera que seja feito até lá.

 

Recompensas

Dar bronca e chamar a atenção é importante para manter a equipe no caminho certo, mas só broncas desmotivam. Saiba recompensar bons resultados individuais e coletivos. Reconheça informal e formalmente e se possível premie as melhores práticas.

 

Relatórios de desempenho por equipe

Compartilhe relatórios de desempenho com a equipe, indique pontos a melhorar e as ações que tiveram bons resultados para que continuem sendo feitas.

 

Trabalhar o potencial de cada um

A maior característica de um bom líder é saber identificar e desenvolver o potencial de cada um. Aprenda a identificar os pontos fortes dos membros da sua equipe e use a favor dos objetivos a serem alcançados.

E você faz tudo isso com sua equipe? Agora que você aprendeu use essas informações a seu favor e seja um grande líder para seus colaboradores.

 

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