A API do Whatsapp Business é uma solução para negócios que precisam de atendimento ao cliente em escala. Ou seja, empresas de maior porte, com maior número de atendimentos e de funcionários. Ela se diferencia do app Whatsapp e Whatsapp Business como conhecemos devido às funções e permissões da API como acesso à relatórios de atendimento, chatbots e integração com sistemas como CRM e ERP.
Neste artigo, você vai entender mais sobre as diferenças do Whatsapp Business e a API do Whatsapp Business.
Vamos lá?
Desde seu início em 2018, o Whatsapp Business se tornou uma das formas mais populares de atendimento ao cliente. Inicialmente, o micro e pequenas empresas já utilizavam o app para atendimento. O Whatsapp Business possui funções como informações de endereço e catálogo de produtos, perfil oficial da empresa e conexão com até quatro aparelhos. Portanto, o Whatsapp Business inovou a forma como empresas e o público se comunicam.
Atualmente, cerca de 75% dos clientes afirmam que utilizam o Whatsapp para tirar dúvidas e se comunicar com empresas, contra 1% que afirma não utilizar o aplicativo para este tipo de contato. Sendo assim, podemos perceber a importância que esta ferramenta tem para o dia a dia empresarial. Portanto, quando falamos de empresas de grande porte isso exige uma estrutura diferenciada, como a API do Whatsapp Business.
Assim sendo, a API do Whatsapp Business não utiliza o app do Whatsapp em si, e deve ser interligada a uma plataforma de mensageria à parte. Na prática, a API não depende de números e aparelhos. Além disso, a API não é gratuita e não permite o envio da primeira mensagem livre, e sim mensagens pré-definidas aprovadas pelo Meta.
Esta função é um dos grandes diferenciais que permite o crescimento no atendimento. Isso porque, além de aumentar o número de atendentes, a API do Whatsapp permite respostas automáticas e o uso de chatbots. Da mesma forma, isso promove o atendimento 24 horas para seu cliente. Além disso, os chatbots podem auxiliar na triagem de atendimentos e até oferecer informações com menor taxa de erros.
Esta função é essencial para uma boa gestão do relacionamento com o cliente e estratégias de marketing. A API do Whatsapp permite a geração de relatórios completos, e assim, sua empresa consegue mensurar a produtividade da equipe, além de resultados de campanhas específicas.
Esta é uma das principais funções da API do WhatsApp Business. Ao integrar o atendimento via WhatsApp ao CRM é possível centralizar todas as interações do cliente na mesma ferramenta. Desta forma é possível configurar os resultados obtidos via WhatsApp junto com outros meios de comunicação, além de oferecer ao seu cliente uma experiência omnichannel.
Com o VocallContact, a solução de CRM pensada para indústrias e distribuidores B2B, sua empresa tem visão 360º do cliente, para não perder oportunidades. Conheça o VocallContact.
Quando pensamos no mercado B2B, inclusive em indústrias, a segurança de dados no CRM é…
O método Kanban é uma forma de gerenciamento e controle muito utilizado por grandes empresas…
Você sabia que existe API pirata do Whatsapp Business? A API do Whatsapp Business surgiu…
O Whatsapp ajuda muito no relacionamento entre empresas e clientes. Certamente, a popularidade da ferramenta…
Com o aumento de atendimentos, a utilização de inteligência artificial no Whatsapp Business e chatbots…
Quando pensamos em vendas na indústria, e também para distribuidores B2B, lembramos de dois caminhos:…