A API do Whatsapp Business é uma solução para negócios que precisam de atendimento ao cliente em escala. Ou seja, empresas de maior porte, com maior número de atendimentos e de funcionários. Ela se diferencia do app Whatsapp e Whatsapp Business como conhecemos devido às funções e permissões da API como acesso à relatórios de atendimento, chatbots e integração com sistemas como CRM e ERP.
Neste artigo, você vai entender mais sobre as diferenças do Whatsapp Business e a API do Whatsapp Business.
Vamos lá?
Desde seu início em 2018, o Whatsapp Business se tornou uma das formas mais populares de atendimento ao cliente. Inicialmente, o micro e pequenas empresas já utilizavam o app para atendimento. O Whatsapp Business possui funções como informações de endereço e catálogo de produtos, perfil oficial da empresa e conexão com até quatro aparelhos. Portanto, o Whatsapp Business inovou a forma como empresas e o público se comunicam.
Atualmente, cerca de 75% dos clientes afirmam que utilizam o Whatsapp para tirar dúvidas e se comunicar com empresas, contra 1% que afirma não utilizar o aplicativo para este tipo de contato. Sendo assim, podemos perceber a importância que esta ferramenta tem para o dia a dia empresarial. Portanto, quando falamos de empresas de grande porte isso exige uma estrutura diferenciada, como a API do Whatsapp Business.
Assim sendo, a API do Whatsapp Business não utiliza o app do Whatsapp em si, e deve ser interligada a uma plataforma de mensageria à parte. Na prática, a API não depende de números e aparelhos. Além disso, a API não é gratuita e não permite o envio da primeira mensagem livre, e sim mensagens pré-definidas aprovadas pelo Meta.
Esta função é um dos grandes diferenciais que permite o crescimento no atendimento. Isso porque, além de aumentar o número de atendentes, a API do Whatsapp permite respostas automáticas e o uso de chatbots. Da mesma forma, isso promove o atendimento 24 horas para seu cliente. Além disso, os chatbots podem auxiliar na triagem de atendimentos e até oferecer informações com menor taxa de erros.
Esta função é essencial para uma boa gestão do relacionamento com o cliente e estratégias de marketing. A API do Whatsapp permite a geração de relatórios completos, e assim, sua empresa consegue mensurar a produtividade da equipe, além de resultados de campanhas específicas.
Esta é uma das principais funções da API do WhatsApp Business. Ao integrar o atendimento via WhatsApp ao CRM é possível centralizar todas as interações do cliente na mesma ferramenta. Desta forma é possível configurar os resultados obtidos via WhatsApp junto com outros meios de comunicação, além de oferecer ao seu cliente uma experiência omnichannel.
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