Fidelizar clientes é um assunto recorrente. Há diversas formas e técnicas para alcançar a fidelidade, o processo deve ser contínuo e levar em conta diversos fatores. Sem dúvida esse processo começa no atendimento, desde o primeiro contato com a empresa. Existem quatro fatores chave que guiam os clientes no caminho da fidelização. Você conhece todos eles?
Imediatismo
Todos temos pressa e pouco tempo a perder. A sociedade é imediatista e não admite esperar dias para resolver um problema simples. Crie soluções imediatas para problemas frequentes. Se não puder resolver o problema na hora informe sobre o andamento do processo, assim o cliente não se sentirá abandonado.
Resolução no canal de atendimento escolhido
Se sua empresa oferece mais de um canal de atendimento é importante que as informações estejam integradas e que a solução seja oferecida pelo canal de contato que o cliente escolheu, ou aquele por onde foi feito o primeiro contato. Não faz sentido pedir para o cliente enviar uma solicitação por e-mail se ele está na linha falando com o atendente.
A integração das informações é essencial para a personalização do atendimento. Ter acesso aos dados básicos e ao histórico de compras ou de contatos permite que o atendimento seja personalizado. Isso aproxima o cliente da empresa e cria um vínculo, o cliente se sente importante e a empresa não perde tempo preenchendo informações a cada novo atendimento.
Entender o cliente
Mais uma vez a centralização das informações é essencial. Com base nos dados e histórico do cliente é possível entender o comportamento de compra e os interesses para uma abordagem mais assertiva. Também é possível saber coisas simples como por exemplo qual o melhor dia e horário para entrar em contato.
E na sua empresa, todos eles são levados em conta e colocados em prática?
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