Na rotina de vendas na indústria, a automação de tarefas melhora muito a produtividade. Ela significa a redução de atividades manuais e repetitivas.
Pesquisas indicam que 64% das tarefas realizadas não estão diretamente ligadas ao relacionamento com o cliente. Entretanto, estes dados se aplicam aos profissionais que atingem sua meta de vendas, afinal, este número pode aumentar quando falamos de profissionais que ainda estão buscando atingir a meta. Ou seja, as tarefas repetitivas afetam de forma direta os resultados de vendas.
Neste artigo, vamos falar de algumas definições de tarefas repetitivas no processo de vendas, especificamente na indústria, e como utilizar o CRM para promover a automação destas atividades.
As tarefas repetitivas são aquelas que exigem ações e atenção contínuas e repetitivas por parte do colaborador. Sendo assim, elas possuem um conjunto de ações pré-definidas que são realizados periodicamente.
Alguns exemplos de tarefas que se repetem no processo de vendas na indústria são:
Criação e envio de e-mails
Preenchimento de planilhas
Geração e revisão de relatórios
Inclusão e atualização de dados do cliente no funil de vendas
Agendamento de tarefas
A primeira tarefa a ser reduzida com o uso do CRM é o preenchimento de planilhas de gestão. Uma vez que todos os dados já estarão centralizados na mesma plataforma, não é necessário atualizar diversas planilhas. Ao mesmo tempo, com a integração com o ERP, é possível unir informações como cadastros, documentos fiscais e operações financeiras. Com um CRM pensado para seu tipo de negócio é possível abandonar todas as planilhas.
A geração de relatórios de tempos em tempos é uma tarefa essencial para o acompanhar aa operação do time comercial. A fim de medir os resultados e para a escolha de estratégias. O CRM permite critérios pré-definidos nos relatórios, podendo também incluir gráficos para melhorar a visualização.
Além disso, com acesso à todos os dados dos clientes e movimentações, em especial quando integrado com outros sistemas, a confiança nos dados do relatório é muito maior, o que reduz o risco de erros de estratégia.
Por fim, uma automação importante a programação de envio destes relatórios, personalizando tanto o período quanto as informações incluídas.
Existem duas formas de facilitar essa tarefa:
O CRM permite a criação de templates personalizados e o envio do e-mail diretamente pela plataforma. Assim sendo, isso reduz a necessidade de escrota e busca de dados, logo o tempo de para realizar a tarefa é menor.
Outro modo é o envio automático de e-mails ao por meio da automação de tarefas no workflow ou na qualificação do atendimento.
Agendas de compromissos
Esta é uma das tarefas mais importantes tanto de representantes de vendas, quanto de inside sales. Ao mesmo tempo é uma das que mais exige tempo da equipe. Portanto, a desorganização da agenda pode significar perda de vendas. Em função disso, o CRM possui funções que auxiliam nessa tarefa.
Nele o administrador define o passo a passo de um processo e os responsáveis pelas tarefas. Assim, a atividade fica mais fácil para todos os agentes.
Esta função é útil em avisos e lembretes para a execução da tarefa e na automação do sistema, por exemplo nas agendas de chamadas e na divisão de atividades para outros usuários do CRM.
Por fim, podemos ver que diversas tarefas do time comercial na indústria são automatizadas pelo CRM. Não somente o sistema realiza diversas dessas tarefas , mas também reduz etapas e processos manuais.
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