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Marketing e vendas, seus melhores aliados

Marketing sozinho não faz milagres, vendas sem marketing patina e não aproveita todo seu potencial, mas juntos podem ser a combinação de sucesso da sua empresa.

Pós-Venda

Marketing sozinho não faz milagres, vendas sem marketing patina e não aproveita todo seu potencial. Você une marketing e vendas na hora de fazer o planejamento? Confira esse texto de Heverton Anunciação que vai ajudar você a entender a importância dessas duas áreas na hora de planejar.

Peter Drucker escreveu uma vez: nunca brigue com Marketing, você irá perder.  Logo, todos os profissionais de todas as áreas da empresa devem entender, pensar e se aliarem a Marketing.  E o Marketing deve ser humilde para ser mais transparente em retroalimentar as áreas da empresa. indicando com isso, se todos estão ou não fazendo corretamente suas atividades para a conquista e a manutenção dos clientes. 

Toda a empresa precisam de tecnologias “amigáveis” que simplifiquem a centralização das informações para que permita a empresa acertar ou errar rápido, e não só quando a falência chegar. Para isso, os executivos e as áreas de Marketing, vendas e atendimento ao cliente devem ter acesso rápido a informações como do gráfico abaixo que compreendem todos os canais da empresa e dados corporativos

Esses duas figuras ilustram como todos devem construir pontes que liguem o fluxo natural de dados entre todos os departamentos. Com novas tecnologias e processos amigáveis, e menor esforço. As áreas devem perder seus egos de donos do cliente. O cliente e a experiência de atendimento deve ser entendida desde a portaria da empresa até o mais alto executivo. 

E os dados e métricas devem vir de todos os canais digitais (online), offline (panfletos, formulários, pesquisas, etc..), e até sensores se houver (a nova internet das coisas IoT).

Sobre o autor: Heverton Anunciação atua com Tecnologia da Informação desde 1986,  Atuou como Gerente de Projetos, PMO e Consultor em projetos de CRM no Brasil e América Latina em grandes empresas. Também é autor de 18 livros, com destaque para a área de CRM.

 

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