Você usa CRM mas não tem certeza se ele funciona? Abaixo listamos algumas dicas que a própria empresa apresenta indicando que está na hora de contratar ou trocar o CRM, confira:
Se o comercial tem poucas informações sobre os clientes, elas ficam perdidas e espalhadas em diversos locais ou, pior ainda, estão todas na cabeça do vendedor que atende a conta é um sintoma, e dos graves.
Sistemas de CRM servem para integrar diversos dados diferentes em um único lugar que seja acessível para qualquer pessoa que precise desses dados. Sem correr o risco de perder uma anotação ou perder todas as informações quando o vendedor sai da empresa. Registrados todos os contatos e dados trocados com o cliente, é possível acessar o histórico e entender a situação. Assim quando entrar em contato com o cliente o vendedor irá estar à par da situação e pode dar um atendimento mais personalizado. Um ganho a mais para a empresa: melhoria no atendimento e aumento das chances de fidelização.
Quanto sua empresa vendeu no último mês? Qual foi o lucro? Se você tem dificuldade para responder essas e outras questões sobre os indicadores do comercial esse é outro sintoma da necessidade de implantar ou trocar de CRM.
Como todas as informações e contatos ficam registradas no CRM é muito mais fácil tirar relatórios e analisar a produtividade, lucratividade e tantas outras informações. Diversas empresas que implantaram um CRM e começaram a analisar os dados se depararam com uma visão diferente do negócio. Algumas percebem que estavam dedicando esforços para o lugar errado, outras vêem que podiam estar tendo muito mais lucro com mudanças simples. Essas descobertas só são possíveis com a análise de dados confiáveis que o CRM traz.
Usar horas e horas preenchendo planilhas, fazendo processos manuais que não conversam entre si e são difíceis de analisar é outro indicador. Sistemas integrados evitam repetição de dados inseridos manualmente, reduzem erros e agilizam diversos processos. Rotinas e processos podem ser programadas no CRM de acordo com a necessidade da empresa. Ao seguir esse processo os vendedores reduzem erros, agilizam o atendimento e vendem mais. A equipe ganha tempo, pois deixa de realizar tarefas burocráticas manuais, e pode ser mais produtiva.
A equipe de vendas sabe quando revender para o cliente? Com o CRM é possível fazer o giro das carteiras e saber quem são os clientes inativos. Dentro do CRM é possível fazer a distribuição de carteiras, ver quais clientes não compram há um tempo, quais reduziram o valor da compra e tantas outras segmentações. Assim o gestor consegue distribuir melhor os clientes de acordo com os critérios que desejar. Além disso é possível agendar contatos para não perder o tempo de recompra por exemplo.
Sem dados confiáveis a definição de metas fica subjetiva. Se a meta traçada não for possível de ser alcançada ou puder ser facilmente alcançada provavelmente foi traçada sem análise de dados concretos.
Com relatórios, análise de tendências e histórico de vendas é possível ter um direcionamento para a definição de uma meta mais assertiva.
Cada vendedor tem seu método e o gestor só tem acesso aos dados finais de venda? Essa é uma equipe fora de controle. Com os registros e histórico de atendimento é possível analisar a produtividade individual e da equipe. Assim pode-se traçar estratégias para melhorar os vendedores menos produtivos e identificar quem são os mais lucrativos. Identificando vendedores eficientes pode-se analisar a rotina. E assim entender porque a forma de vender é mais eficiente que a dos demais.
No final de um período a gestão não é capaz de dizer quais foram os resultados concretos obtidos? Sem os dados compilados, cruzados e analisados fica difícil saber quais foram os resultados dos esforços da equipe. E não só financeiros, mas de evolução, produtividade entre outros.
Da mesma forma que os dados ajudam a traçar metas e a analisar os resultados, eles podem ser imprescindíveis na hora de traçar novas estratégias. Estratégias consistentes, baseadas em dados da própria empresa e passíveis de serem atingidas.
A equipe de vendas se mostra eficiente, mas a gestão não vê para onde está indo o dinheiro ou o lucro? Com informações de valores de entrada e margem de lucro dá para saber quanto dinheiro entrou. Do outro lado pode-se analisar as saídas e assim identificar os vazamentos por onde o dinheiro pode estar escoando.
Reconhece alguma dessas situações? Então saiba que está na hora de trocar ou investir em uma solução de CRM. Para que integrar, automatizar e agilizar o atendimento sejam seus maiores aliados na hora de tomar decisões.
Se os processos estiverem alinhados, e for possível analisar os indicadores, dá para saber qual a situação da empresa e identificar os gargalos que impedem ou estagnam o crescimento.
De acordo com o CRM Report 2024, marcas que usam uma ferramenta de Costumer Relationship…
Indicadores de atendimento ao cliente dizem muito sobre como sua empresa se comunica, resolve problemas…
Planilha de Gestão de Indicadores Comerciais | EOX Redirecionando para a planilha de gestão de…
No mundo dos negócios, é impossível não se preocupar com dados. Em especial no setor…
Chamamos de Indústria 4.0 a integração de tecnologias como inteligência artificial (IA), IoT, automação, machine…
Vender no B2B, especialmente quando falamos de indústrias e distribuidoras, não é uma tarefa simples.…