Um sistema de CRM tem diversas funções, as mais comuns como armazenamento de dados e histórico são conhecidas, mas o sistema vai muito além. Ele pode ajudar nas estratégias da empresa e na produtividade dos vendedores. Conheça algumas funções que fazem parte do CRM:
Cada carteira contempla diferentes clientes que podem formar grupos. Uma das formas de agrupar esses clientes seria separar por hábitos de compra: há os que compram regularmente, os que compram grandes volumes, os esporádicos e aqueles que não compram há muito tempo. Em vendas isso é definido como recência frequência e valor. E no CRM esses grupos podem ser divididos de acordo com essas características.
A partir dessa análise é possível, por exemplo, fazer campanhas específicas para aqueles que não têm comprado. Pode-se traçar uma estratégia de abordagem, preço, parcelamento entre outras para tentar reativar o cliente.
Da mesma forma que é possível abordar os clientes que sempre compram grandes volumes com promoções e condições especiais.
São inúmeras possibilidades apenas utilizando esses critérios, e o melhor: o CRM faz isso para você, basta tirar o relatório.
Período de recompra é o tempo que o cliente leva para fazer uma nova compra similar. Aqui entram vários fatores, um exemplo é a periodicidade com que uma lavanderia compra sabão. Há um consumo médio e normalmente a compra é baseada nisso, mas existem outros fatores que podem influenciar como o clima e a época do ano.
No CRM é possível analisar esse período de recompra com base no histórico do cliente e de outros clientes similares. Com esses dados criar uma regularidade de compra e abordar o cliente antes que o produto acabe. Assim ganha sua a confiança, credibilidade pela atenção, não abre brecha para que ele busque o produto na concorrência e aumenta as chances de fidelização do cliente.
Compile o histórico e o cruzamento de dados de hábitos de compra de clientes similares. Assim é possível prever necessidades ou enxergar oportunidades com antecedência.
O tempo é precioso, automatizar tarefas, além de poupar tempo, reduz a margem para erros humanos como falhas e esquecimentos. Criar fluxos de trabalho do CRM automatiza tarefas.
Por exemplo em um e-commerce, ao aprovar o pagamento o sistema envia um email para o cliente confirmando a transação em segundos. O cliente fica mais tranquilo e dispensa o trabalho humano de acompanhar e confirmar cada pedido.
Outro exemplo é o envio de um lembrete para o vendedor entrar em contato quando chega o período de recompra de um determinado cliente. Se o CRM estiver conectado com a telefonia é possível automatizar até mesmo a discagem no dia e horário preferidos do cliente.
É hora de definir regras de negócio claras que guiem as ações de vendas e…
Manter uma carteira de clientes bem organizada é fundamental para potencializar suas vendas e aprimorar…
Um bom relacionamento com o cliente é essencial para empresas B2B, impactando fidelização, aumento do…
O momento ideal de venda é o tempo ideal para se comunicar com seus clientes…
O Funil de Vendas representa o caminho que um cliente percorre desde o primeiro contato…
A satisfação do cliente é um dos pilares essenciais para indústrias e distribuidoras que, atualmente,…