Um sistema de CRM tem diversas funções, as mais comuns como armazenamento de dados e histórico são conhecidas, mas o sistema vai muito além. Ele pode ajudar nas estratégias da empresa e na produtividade dos vendedores. Conheça algumas funções que fazem parte do CRM:
Cada carteira contempla diferentes clientes que podem formar grupos. Uma das formas de agrupar esses clientes seria separar por hábitos de compra: há os que compram regularmente, os que compram grandes volumes, os esporádicos e aqueles que não compram há muito tempo. Em vendas isso é definido como recência frequência e valor. E no CRM esses grupos podem ser divididos de acordo com essas características.
A partir dessa análise é possível, por exemplo, fazer campanhas específicas para aqueles que não têm comprado. Pode-se traçar uma estratégia de abordagem, preço, parcelamento entre outras para tentar reativar o cliente.
Da mesma forma que é possível abordar os clientes que sempre compram grandes volumes com promoções e condições especiais.
São inúmeras possibilidades apenas utilizando esses critérios, e o melhor: o CRM faz isso para você, basta tirar o relatório.
Período de recompra é o tempo que o cliente leva para fazer uma nova compra similar. Aqui entram vários fatores, um exemplo é a periodicidade com que uma lavanderia compra sabão. Há um consumo médio e normalmente a compra é baseada nisso, mas existem outros fatores que podem influenciar como o clima e a época do ano.
No CRM é possível analisar esse período de recompra com base no histórico do cliente e de outros clientes similares. Com esses dados criar uma regularidade de compra e abordar o cliente antes que o produto acabe. Assim ganha sua a confiança, credibilidade pela atenção, não abre brecha para que ele busque o produto na concorrência e aumenta as chances de fidelização do cliente.
Compile o histórico e o cruzamento de dados de hábitos de compra de clientes similares. Assim é possível prever necessidades ou enxergar oportunidades com antecedência.
O tempo é precioso, automatizar tarefas, além de poupar tempo, reduz a margem para erros humanos como falhas e esquecimentos. Criar fluxos de trabalho do CRM automatiza tarefas.
Por exemplo em um e-commerce, ao aprovar o pagamento o sistema envia um email para o cliente confirmando a transação em segundos. O cliente fica mais tranquilo e dispensa o trabalho humano de acompanhar e confirmar cada pedido.
Outro exemplo é o envio de um lembrete para o vendedor entrar em contato quando chega o período de recompra de um determinado cliente. Se o CRM estiver conectado com a telefonia é possível automatizar até mesmo a discagem no dia e horário preferidos do cliente.
De acordo com o CRM Report 2024, marcas que usam uma ferramenta de Costumer Relationship…
Indicadores de atendimento ao cliente dizem muito sobre como sua empresa se comunica, resolve problemas…
Planilha de Gestão de Indicadores Comerciais | EOX Redirecionando para a planilha de gestão de…
No mundo dos negócios, é impossível não se preocupar com dados. Em especial no setor…
Chamamos de Indústria 4.0 a integração de tecnologias como inteligência artificial (IA), IoT, automação, machine…
Vender no B2B, especialmente quando falamos de indústrias e distribuidoras, não é uma tarefa simples.…