Alexander Graham Bell quando inventou o telefone não imaginaria o quanto sua invenção mudaria a vida das pessoas e empresas: celular, mensagens de texto (SMS), whatsapp, Fax, secretária eletrônica, modem, Internet, etc.. etc..
Algumas décadas depois do telefone ter trazido tantas maravilhas e opções de comunicação entre empresas e pessoas, muitos se perguntam: isso não gerou um caos?
Sim.. esse “caos” mesmo que positivo tem que encontrar sua própria “ordem”.
Essa “ordem” se chama CRM.. e será feita através de um sistema eficiente de gestão de relacionamento e as bases de dados da pessoa ou da empresa.
Como o novo “petróleo” é informação, a empresa que souber extrair o tesouro e riquezas dessas informações é que sobreviverão nas próximas décadas.
Sim.. o princípio de Graham Bell continua: permitir a comunicação.
Entretanto, só quem souber jogar bem esse “jogo” da gestão eficiente entre Telefonia e CRM será lembrado.
A sua empresa pode ter um ótimo CRM (centroavante), mas sem o atacante (telefonia).. talvez não haja gol…
A sua empresa pode ter uma ótima telefonia (atacante), mas sem um CRM (centroavante) eficaz.. você poderá chegar perto do gol, mas só joga chuta para fora..
Portanto.. Graham Bell apenas passou a bola para sua empresa, caberá aprendermos a utilizar esta integração perfeita para atingirmos o nossos objetivos e expectativas de nossos clientes…
Dica 1 – Uma lista telefônica dos clientes sincronizada e atualizada entre o ERP, CRM e Discador formam o melhor ataque.
Dica 2 – Um Discador com identificação automática do número de qual chamou o cliente permitirá a empresa ter a melhor defesa.
Dica 3 – Um CRM com workflows e processos que cobrem quando o cliente ligou e quando a empresa deve retornar ligação para ele é o perfeito meio de campo.
Dica 4 – Um supervisor de operação se torna o melhor “goleiro” desde que tenha um sistema de CRM perfeitamente integrado e permite o monitoramento online
Sobre o autor: Heverton Anunciação atua com Tecnologia da Informação desde 1986, Atuou como Gerente de Projetos, PMO e Consultor em projetos de CRM no Brasil e América Latina em grandes empresas. Também é autor de 18 livros, com destaque para a área de CRM.
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