O atendimento no feriado, em especial os que caem em dias úteis, isso pode ser um desafio para empresas que realizam esse tipo de serviço. No entanto, é possível contornar essas situações com um planejamento adequado, portanto, aqui estão algumas dicas essenciais para garantir um relacionamento de qualidade durante os feriados:
1. Consulte o Calendário para Planejar o Atendimento no feriado
Primeiramente, antecipe-se consultando o calendário para identificar todos os feriados ao longo do ano. Nesse sentido, você poderá planejar com antecedência e evitar correrias de última hora que comprometam a qualidade do atendimento.
2. Decida sobre Plantões
Avalie a necessidade do atendimento no feriado. Decida se será preciso ter plantões a fim de garantir que os clientes não fiquem sem atendimento quando necessário. Lembre-se de avisar ao cliente com antecedência, ainda mais em caso de mudança de horário ou não funcionamento da operação.
3. Faça Escalas de Trabalho para o Atendimento no feriado
Organize escalas de trabalho para os feriados que caem em dias úteis. Especialmente, fique atento na distribuição de responsabilidades. É essencial que esta divisão ocorra de forma equilibrada entre os colaboradores para garantir um atendimento contínuo e eficaz.
4. Prepare sua URA (Unidade de Resposta Audível)
Assim sendo, com base no planejamento dos feriados, adapte sua URA com mensagens especiais de horário de atendimento durante esses períodos. Ademais, certifique-se de que a equipe de TI esteja ciente e preparada para fazer as alterações necessárias.
5. Previna Imprevistos para Garantir o Atendimento de Qualidade
Por fim, identifique possíveis problemas recorrentes durante os feriados, como picos de demanda ou questões técnicas. Da mesma forma, desenvolva planos de contingência para lidar com essas situações de forma eficaz e garantir um atendimento de qualidade.
Ao planejar com antecedência e adotar medidas proativas, sua empresa estará mais bem preparada para oferecer um atendimento de qualidade durante os feriados. Priorize a organização e a comunicação eficiente entre as equipes para garantir uma experiência positiva e satisfatória para seus clientes, mesmo durante os períodos festivos.
Conte com uma ferramenta de CRM para ter o melhor atendimento no feriado.