Atendimento ao cliente existe há muito tempo. Ao longo dos anos houveram mudanças, adaptações e novas técnicas. A tecnologia veio para acrescentar e facilitar a vida das empresas. Recursos são cada vez mais completos e variados. Você conhece as ferramentas que substituíram os recursos antes utilizados?
Antes: Memória de elefante
O vendedor ou dono da empresa tinha que guardar todas as informações sobre os clientes, fornecedores e vendas na cabeça. Se a memória falhava as informações simplesmente se perdiam.
Agora: Sistemas de CRM
Permitem, não somente armazenar, como também compartilhar informações entre a equipe, gerentes, filiais etc. Com o armazenamento em nuvem as informações podem ser acessadas de qualquer lugar.
Antes: Recados para todos os lados
As informações precisavam ser memorizadas, mas a correria do dia a dia fazia esquecer de avisar o cliente que a mercadoria chegou, ou avisar o fornecedor que não irá precisar do produto X esse mês. Então entravam em ação os recados, quadros de avisos, agendas. Com as informações espalhadas ficava difícil encontrar as informações.
Agora: CRM com discagem automática
CRM permite criar lembretes de tarefas a serem executadas. Se estiver integrado com a telefonia pode discar automaticamente no dia e horário agendado.
Antes: Quem não é visto não é lembrado
Se tudo dependia da memória ficava difícil lembrar daquele cliente que só aparece de 3 em 3 meses. É muito mais fácil lembrar de clientes que estão sempre por perto. O problema é que vendas podem ser perdidas por falta de relacionamento.
Agora: Giro de carteiras
Com o CRM para indicar quais são os clientes mais frequentes, quais compram mais e quem foram os últimos a comprar fica fácil criar uma campanha específica para cada grupo e assim garantir mais vendas.
Antes: O queridinho do patrão
O queridinho do patrão poderia ser o conversador que estava sempre por perto, participava de tudo e não vendia nada, mas continuava lá pois era lembrado.
Agora: Indicadores confiáveis
Com indicadores de venda confiáveis é possível saber qual equipe vendeu mais, quando, quanto e o que. Indicadores individuais permitem saber qual é o melhor vendedor e assim compensar quem realmente traz lucro para a empresa.
E sua empresa está no antes ou no agora? Use um sistema confiável e não perca mais vendas. Quer saber mais? Clique aqui
De acordo com o CRM Report 2024, marcas que usam uma ferramenta de Costumer Relationship…
Indicadores de atendimento ao cliente dizem muito sobre como sua empresa se comunica, resolve problemas…
Planilha de Gestão de Indicadores Comerciais | EOX Redirecionando para a planilha de gestão de…
No mundo dos negócios, é impossível não se preocupar com dados. Em especial no setor…
Chamamos de Indústria 4.0 a integração de tecnologias como inteligência artificial (IA), IoT, automação, machine…
Vender no B2B, especialmente quando falamos de indústrias e distribuidoras, não é uma tarefa simples.…