Atendimento ao cliente existe há muito tempo. Ao longo dos anos houveram mudanças, adaptações e novas técnicas. A tecnologia veio para acrescentar e facilitar a vida das empresas. Recursos são cada vez mais completos e variados. Você conhece as ferramentas que substituíram os recursos antes utilizados?
Antes: Memória de elefante
O vendedor ou dono da empresa tinha que guardar todas as informações sobre os clientes, fornecedores e vendas na cabeça. Se a memória falhava as informações simplesmente se perdiam.
Agora: Sistemas de CRM
Permitem, não somente armazenar, como também compartilhar informações entre a equipe, gerentes, filiais etc. Com o armazenamento em nuvem as informações podem ser acessadas de qualquer lugar.
Antes: Recados para todos os lados
As informações precisavam ser memorizadas, mas a correria do dia a dia fazia esquecer de avisar o cliente que a mercadoria chegou, ou avisar o fornecedor que não irá precisar do produto X esse mês. Então entravam em ação os recados, quadros de avisos, agendas. Com as informações espalhadas ficava difícil encontrar as informações.
Agora: CRM com discagem automática
CRM permite criar lembretes de tarefas a serem executadas. Se estiver integrado com a telefonia pode discar automaticamente no dia e horário agendado.
Antes: Quem não é visto não é lembrado
Se tudo dependia da memória ficava difícil lembrar daquele cliente que só aparece de 3 em 3 meses. É muito mais fácil lembrar de clientes que estão sempre por perto. O problema é que vendas podem ser perdidas por falta de relacionamento.
Agora: Giro de carteiras
Com o CRM para indicar quais são os clientes mais frequentes, quais compram mais e quem foram os últimos a comprar fica fácil criar uma campanha específica para cada grupo e assim garantir mais vendas.
Antes: O queridinho do patrão
O queridinho do patrão poderia ser o conversador que estava sempre por perto, participava de tudo e não vendia nada, mas continuava lá pois era lembrado.
Agora: Indicadores confiáveis
Com indicadores de venda confiáveis é possível saber qual equipe vendeu mais, quando, quanto e o que. Indicadores individuais permitem saber qual é o melhor vendedor e assim compensar quem realmente traz lucro para a empresa.
E sua empresa está no antes ou no agora? Use um sistema confiável e não perca mais vendas. Quer saber mais? Clique aqui
Aumente a produtividade na indústria e comércio de alimentos com CRM, automação e IA. Centralize…
É hora de definir regras de negócio claras que guiem as ações de vendas e…
Manter uma carteira de clientes bem organizada é fundamental para potencializar suas vendas e aprimorar…
Um bom relacionamento com o cliente é essencial para empresas B2B, impactando fidelização, aumento do…
O momento ideal de venda é o tempo ideal para se comunicar com seus clientes…
O Funil de Vendas representa o caminho que um cliente percorre desde o primeiro contato…