O chatbot é um aliado na experiência do seu cliente, trazendo agilidade e praticidade no atendimento, sem abrir mão da personalização. Experiência do cliente não é um conceito novo, contudo, tornou-se uma necessidade, em especial no período pós pandemia e com essa mudança os formatos de atendimento ao cliente precisaram realizar adaptações rápidas, adequando-se não só à nova realidade, mas às novas necessidades.
A experiência do cliente, ou costumer experience, é a percepção que o cliente tem da sua marca ou empresa após uma interação, em qualquer momento da jornada de compra. Ou seja, ela vai desde o momento de reconhecimento da marca até o atendimento de pós-venda.
A primeira vez que este conceito aparece de forma mais nítida na indústria se passa no período pós-guerra, quando ficou perceptível que a produção em massa de mercadorias só é válida se a demanda estiver em alta. Criar e manter demandas em alta está diretamente ligado à forma como seu cliente se relaciona com a empresa.
A palavra “bot” do nome vem de “robotizado, ou robô”, um programa de computador que realiza tarefas pré-definidas de forma automática. Um chatbot é um sistema automatizado de respostas que simula uma conversação por troca de mensagens. Ou seja, o chatbot irá interagir com o consumidor, por meio de regras pré-estabelecidas (menos usado) ou inteligência artificial.
No chatbot por regras existirão respostas padrão dadas mediante a digitação de determinadas frases ou palavras chave. Este tipo de chatbot pode ser limitado, uma vez que abrange somente as interações preestabelecidas e não situações específicas. Alguns exemplos destes chatbots são os utilizados por bancos, companhias de viagem e outros.
Já o chatbot por Inteligência Artificial é alimentado por informações inseridas ao longo do atendimento, e está em constante evolução. Neste tipo de chatbot as interações são mais amplas, uma vez que este poderá processar e gerar linguagem natural, a medida que interage com mais usuários. Alguns exemplos destes chatbots são o ChatGPT, Siri e assistente do google.
A resposta para esta pergunta passa por diversos pontos, contudo, ela leva a um mesmo local a experiência do seu cliente.
Os chatbots podem oferecer a agilidade necessária no seu atendimento, poupando tempo e energia da equipe. O tom de conversação, uma tendência atual para atendimento e pós-venda, já pode ser realizado pelo chatbot, promovendo a segurança que seu cliente precisa.
Mais especificamente, quando pensamos em vendas e atendimento B2B, nos quais os decisores podem ser diversos e o relacionamento com o cliente é mais prolongado, ter um chatbot à disposição irá auxiliar no acesso rápido às informações e até mesmo na solução de problemas, uma vez que este estará ativo independente do horário.
Logo, o chatbot é uma solução para otimizar a experiência do cliente em todos os momentos da venda e do contato com o cliente, desde que, personalizada para o seu perfil de cliente e ao seu modelo de negócio. Por isso, ao escolher seu chatbot, conte com o know-how dos especialistas da EOX, para oferecer uma solução completa ao seu tipo de negócio.
É hora de definir regras de negócio claras que guiem as ações de vendas e…
Manter uma carteira de clientes bem organizada é fundamental para potencializar suas vendas e aprimorar…
Um bom relacionamento com o cliente é essencial para empresas B2B, impactando fidelização, aumento do…
O momento ideal de venda é o tempo ideal para se comunicar com seus clientes…
O Funil de Vendas representa o caminho que um cliente percorre desde o primeiro contato…
A satisfação do cliente é um dos pilares essenciais para indústrias e distribuidoras que, atualmente,…