O chatbot é um aliado na experiência do seu cliente, trazendo agilidade e praticidade no atendimento, sem abrir mão da personalização. Experiência do cliente não é um conceito novo, contudo, tornou-se uma necessidade, em especial no período pós pandemia e com essa mudança os formatos de atendimento ao cliente precisaram realizar adaptações rápidas, adequando-se não só à nova realidade, mas às novas necessidades.
A experiência do cliente, ou costumer experience, é a percepção que o cliente tem da sua marca ou empresa após uma interação, em qualquer momento da jornada de compra. Ou seja, ela vai desde o momento de reconhecimento da marca até o atendimento de pós-venda.
A primeira vez que este conceito aparece de forma mais nítida na indústria se passa no período pós-guerra, quando ficou perceptível que a produção em massa de mercadorias só é válida se a demanda estiver em alta. Criar e manter demandas em alta está diretamente ligado à forma como seu cliente se relaciona com a empresa.
A palavra “bot” do nome vem de “robotizado, ou robô”, um programa de computador que realiza tarefas pré-definidas de forma automática. Um chatbot é um sistema automatizado de respostas que simula uma conversação por troca de mensagens. Ou seja, o chatbot irá interagir com o consumidor, por meio de regras pré-estabelecidas (menos usado) ou inteligência artificial.
No chatbot por regras existirão respostas padrão dadas mediante a digitação de determinadas frases ou palavras chave. Este tipo de chatbot pode ser limitado, uma vez que abrange somente as interações preestabelecidas e não situações específicas. Alguns exemplos destes chatbots são os utilizados por bancos, companhias de viagem e outros.
Já o chatbot por Inteligência Artificial é alimentado por informações inseridas ao longo do atendimento, e está em constante evolução. Neste tipo de chatbot as interações são mais amplas, uma vez que este poderá processar e gerar linguagem natural, a medida que interage com mais usuários. Alguns exemplos destes chatbots são o ChatGPT, Siri e assistente do google.
A resposta para esta pergunta passa por diversos pontos, contudo, ela leva a um mesmo local a experiência do seu cliente.
Os chatbots podem oferecer a agilidade necessária no seu atendimento, poupando tempo e energia da equipe. O tom de conversação, uma tendência atual para atendimento e pós-venda, já pode ser realizado pelo chatbot, promovendo a segurança que seu cliente precisa.
Mais especificamente, quando pensamos em vendas e atendimento B2B, nos quais os decisores podem ser diversos e o relacionamento com o cliente é mais prolongado, ter um chatbot à disposição irá auxiliar no acesso rápido às informações e até mesmo na solução de problemas, uma vez que este estará ativo independente do horário.
Logo, o chatbot é uma solução para otimizar a experiência do cliente em todos os momentos da venda e do contato com o cliente, desde que, personalizada para o seu perfil de cliente e ao seu modelo de negócio. Por isso, ao escolher seu chatbot, conte com o know-how dos especialistas da EOX, para oferecer uma solução completa ao seu tipo de negócio.
De acordo com o CRM Report 2024, marcas que usam uma ferramenta de Costumer Relationship…
Indicadores de atendimento ao cliente dizem muito sobre como sua empresa se comunica, resolve problemas…
Planilha de Gestão de Indicadores Comerciais | EOX Redirecionando para a planilha de gestão de…
No mundo dos negócios, é impossível não se preocupar com dados. Em especial no setor…
Chamamos de Indústria 4.0 a integração de tecnologias como inteligência artificial (IA), IoT, automação, machine…
Vender no B2B, especialmente quando falamos de indústrias e distribuidoras, não é uma tarefa simples.…