Gestão de equipes não é tarefa fácil, no geral lidar com pessoas não é tarefa fácil, e fazer com que a equipe ande alinhada em prol do mesmo objetivo é mais difícil ainda. Então é preciso encarar a rotina, problemas pessoais dos membros, questões comportamentais, conflitos e tantas outras pedras no caminho. Não é fácil, mas não é impossível, com boa vontade e respeito chega-se longe. Abaixo listamos algumas dicas para facilitar o relacionamento com a equipe e entre a equipe, confira:
A primeira mais importante ferramenta para o sucesso de uma gestão de equipe, ou de qualquer coisa na vida. Como gestor é importante estar aberto para ouvir à todos, acatar e colocar em prática sugestões, receber críticas e elogios. Ou seja, não levar para o lado pessoal o que é profissional e vice-versa. Da mesma forma é importante compartilhar informações com a equipe, isso inspira confiança. Compartilhe planos, dificuldades, erros e acertos.
Treinar a equipe dá confiança ao colaborador para executar o trabalho. Além disso é uma ótima oportunidade para alinhar todos na mesma direção. Reduz erros, agiliza o processo de adaptação e integra pessoas.
Deixe claro o que espera de cada um dos membros da equipe. Defina a função e as tarefas em cada projeto. Assim o colaborador fica seguro, e o gestor pode cobrar mais tarde se as tarefas foram executadas.
Esse ponto precisa ser contínuo e periódico, individual e coletivo. Na hora de dar o feedback leve em consideração o que foi alinhado na hora de definir os papéis e tarefas. Fale sobre os pontos positivos, ao falar dos negativos dê sugestões para o problema seja resolvido, ou pergunte se o colaborador tem alguma sugestão de melhoria. Defina uma data para o próximo feedback e diga o que espera que seja feito até lá.
Dar bronca e chamar a atenção é importante para manter a equipe no caminho certo, mas só broncas desmotivam. Saiba recompensar bons resultados individuais e coletivos. Reconheça informal e formalmente e se possível premie as melhores práticas.
Compartilhe relatórios de desempenho com a equipe, indique pontos a melhorar e as ações que tiveram bons resultados para que continuem sendo feitas.
A maior característica de um bom líder é saber identificar e desenvolver o potencial de cada um. Aprenda a identificar os pontos fortes dos membros da sua equipe e use a favor dos objetivos a serem alcançados.
E você faz tudo isso com sua equipe? Agora que você aprendeu use essas informações a seu favor e seja um grande líder para seus colaboradores.
Inteligências Artificias e Automações Que Toda Operação de Vendas Comercial B2B Precisa Conhecer O universo…
A gestão de uma central de atendimento vai muito além de distribuir ligações. Hoje, os…
De acordo com o CRM Report 2024, marcas que usam uma ferramenta de Costumer Relationship…
Indicadores de atendimento ao cliente dizem muito sobre como sua empresa se comunica, resolve problemas…
Planilha de Gestão de Indicadores Comerciais | EOX Redirecionando para a planilha de gestão de…
No mundo dos negócios, é impossível não se preocupar com dados. Em especial no setor…