Você deve ter ouvido falar em venda consultiva e projeto personalizado, mas você sabe como funciona e por que isso é importante na hora de contratar um software para a empresa?
A venda consultiva é muito comum no ramo de tecnologia. Quando o cliente procura a empresa nem sempre sabe o que quer ou precisa, nem conhece as possibilidades do mercado. Então é nessa hora que a venda consultiva precisa ser feita. Ela segue basicamente 5 passos:
Tudo começa com o contato e apresentação da empresa e produtos pelo do vendedor, aliás vendedor-consultor, pois além de vender ele presta a consultoria. Durante a abordagem comercial e a fase de negociação é mapeado o objetivo que o cliente pretende atingir ao contratar o serviço/software. Também são levantadas informações sobre a infraestrutura atual do cliente e as intenções de investimento nessa área.
Com essas informações o vendedor consegue produzir uma ficha técnica que vai dizer o que a compra contempla e elaborar uma proposta personalizada. Essa proposta pode conter serviços, licenças, suporte e equipamentos dependendo do projeto.
Depois que a proposta é aceita e o contrato assinado por ambas as partes, é feita uma reunião de kick-off. Essa reunião nada mais é que o início efetivo do projeto. Nessa reunião são definidos detalhes do que será feito no projeto e as demandas de desenvolvimento que serão necessárias. Também são definidos prazos.
É importante que nessa reunião estejam presentes pessoas que entendam bem como funciona o processo de vendas e atendimento da empresa. Afinal é a partir daí, da metodologia já utilizada pela empresa, que a ferramenta será customizada.
Também é relevante que a empresa contratante tenha bem definido os processos para poder repassar as informações para que o projeto seja desenvolvido de acordo com as expectativas do cliente.
Do outro lado, o fornecedor leva uma pessoa com conhecimento de processos, dos produtos e conhecimento técnico também para desenhar o projeto e tirar todas as dúvidas, de ambos os lados.
Assim, depois dessa reunião é feito um documento que lista o que foi discutido e como será feito o projeto. Nesse momento são descritos em detalhes as funcionalidades contempladas pelo sistema customizado. Depois de pronto, esse documento vai para aprovação do cliente. Se todos os itens estiverem de acordo passa-se para o próximo passo.
É aqui que começa o desenvolvimento e a customização da ferramenta em si. Programadores e técnicos irão colocar em prática tudo que foi descrito na documentação. Após finalizada essa parte é hora da implantação.
Sistemas e infraestrutura são implantados e testados no cliente. É nessa fase que acontece o treinamento das pessoas que irão utilizar a ferramenta. Assim são tiradas as dúvidas, feitas apresentações e demonstrações. Depois do treinamento é hora de colocar em prática. Nesse momento a empresa contratada permanece junto com o cliente para acompanhar o início do uso do sistema, tirar dúvidas e detectar possíveis problemas ou melhorias. É a fase de adaptação.
Passada a fase de adaptação o cliente segue o trabalho e a empresa contratada presta serviço de suporte.
Esse tipo de venda consultiva é bem característica da EOX, todos os nossos projetos seguem esses passos para que os sistemas atendam o que a empresa busca sem precisar que a mesma altere os processos já existentes. Quer saber mais? Entre em contato e solicite uma demonstração.
De acordo com o CRM Report 2024, marcas que usam uma ferramenta de Costumer Relationship…
Indicadores de atendimento ao cliente dizem muito sobre como sua empresa se comunica, resolve problemas…
Planilha de Gestão de Indicadores Comerciais | EOX Redirecionando para a planilha de gestão de…
No mundo dos negócios, é impossível não se preocupar com dados. Em especial no setor…
Chamamos de Indústria 4.0 a integração de tecnologias como inteligência artificial (IA), IoT, automação, machine…
Vender no B2B, especialmente quando falamos de indústrias e distribuidoras, não é uma tarefa simples.…