Categories: CRMVendas

3 segredos para acertar na escolha do CRM

Escolher CRM não é fácil. Trata-se de uma grande mudança para a empresa, um investimento e demanda adaptação. Se a escolha for ruim a empresa terá perdido tempo, dinheiro e ganhado muito aborrecimento. Agora se for boa ganhará agilidade, dados confiáveis para analisar a produtividade e traçar estratégias mais eficientes para vender mais. Há vários aspectos a serem analisados na hora da escolha do sistema. Mas se você tiver essas três coisas em mente será muito mais fácil, rápido, eficiente e as chances de fazer a escolha certa irão aumentar.

 

Processo eficiente

Um software de CRM não resolve todos os problemas da empresa. Ele é uma ferramenta e como tal irá apoiar os processos que já existem. Antes de começar a procurar um CRM é preciso entender cada etapa da venda, quais as necessidades e as mudanças desejadas com a chegada do sistema. Existem softwares para cada segmento de mercado, alguns prontos e outros que podem ser customizados para atender melhor as necessidades específicas da empresa. Com o processo estruturado será mais fácil procurar um sistema compatível ou que se adapte ao que você precisa.

 

Informação de qualidade

O princípio do CRM é armazenar informação em um único lugar para que seja acessível à várias pessoas. Essa informação precisa ser confiável e quem coloca as informações no sistema são os vendedores. A qualidade dos dados depende deles. Na hora de preencher formulários e colocar comentários é importante inserir todos os dados possíveis de cada etapa do processo, assim os relatórios serão confiáveis. Em alguns sistemas de CRM é possível customizar quais são os campos obrigatórios de preenchimento para cada etapa, assim o vendedor só consegue prosseguir com a compra se inserir os dados corretamente.

 

Equipe treinada

Para que todos consigam aproveitar ao máximo o que um sistema de CRM pode oferecer é preciso conhecer as funcionalidades. Sozinho o CRM não faz nada, é preciso que as pessoas insiram dados e utilizem a ferramenta de forma adequada. Mudanças podem ser difíceis e algumas pessoas podem se recusar a mudar. Treinamento adequado e assistência para todos é fundamental para reduzir a taxa de rejeição e aproveitar tudo que o software oferece. Então engaje todos, que irão direta ou indiretamente utilizar o CRM, no treinamento. Depois tire todas as dúvidas e dedique uma atenção especial no começo para a adaptação de todos.

 

É preciso estar consciente da forma como o processo de vendas é hoje, o que o consumidor espera e quais os objetivos para o futuro.

 

EOX Tecnologia

Share
Published by
EOX Tecnologia

Recent Posts

Segurança de dados no CRM: Como proteger sua empresa

Quando pensamos no mercado B2B, inclusive em indústrias, a segurança de dados no CRM é…

2 meses ago

Kanban: Aplicando ao relacionamento com o cliente

O método Kanban é uma forma de gerenciamento e controle muito utilizado por grandes empresas…

2 meses ago

API pirata do Whatsapp Business: Como reconhecer

Você sabia que existe API pirata do Whatsapp Business?  A API do Whatsapp Business surgiu…

2 meses ago

Gerenciamento do cliente via Whatsapp: Insights importantes

O Whatsapp ajuda muito no relacionamento entre empresas e clientes. Certamente, a popularidade da ferramenta…

2 meses ago

Inteligência Artificial no Whatsapp Business para o relacionamento B2B

Com o aumento de atendimentos, a utilização de inteligência artificial no Whatsapp Business e chatbots…

3 meses ago

Recorde de vendas: Estratégias de Upsell e Cross-sell para indústrias que dão resultados.

Quando pensamos em vendas na indústria, e também para distribuidores B2B, lembramos de dois caminhos:…

3 meses ago