Carrinho de compras e texto "Black friday"
Como Indústrias e Distribuidoras Devem se Preparar para a Black Friday
A Black Friday deixou de ser um evento apenas para o varejo e se tornou crucial para indústrias e distribuidoras que desejam ampliar suas vendas.
No entanto, já imaginou vender tanto durante a Black Friday e não conseguir atender à demanda? Esse é um cenário comum que pode comprometer a reputação e o crescimento da empresa.
Esta data oferece uma oportunidade única para atrair novos clientes e aumentar a receita, mas também traz desafios operacionais e logísticos, exigindo soluções eficientes. A preparação e a escolha da ferramenta adequada, como um CRM omnichannel, podem transformar esse momento em uma oportunidade de crescimento sustentável.
Vamos explorar como indústrias e distribuidoras podem se preparar de maneira eficaz e enfrentar os desafios de atendimento às demandas da Black Friday com o auxílio de um CRM.
A Black Friday, que sempre ocorre na última sexta-feira de novembro, surgiu nos Estados Unidos no ano de 1960 como uma forma de impulsionar as vendas no período pós- dia de ação de graças, o Thanksgiving Day – um dos feriados mais estimados do país.
Desde então, ela se tornou uma das principais datas comerciais no mundo todo, especialmente no Brasil, onde o evento foi abraçado por diversos setores, incluindo o B2B.
Para indústrias e distribuidoras, essa data é uma oportunidade única para aumentar as vendas e consolidar parcerias, mas também apresenta desafios que precisam ser gerenciados com eficiência.
A Black Friday, na maioria dos países, é realizada na última sexta-feira de novembro. No Brasil a data se popularizou tanto que expandiu o conceito. Originalmente, a data que se resumia a um dia de promoção tomou grandes proporções.
Assim, muitas empresas no país aumentam o período da promoção para uma semana, popularizando a Black week. Outras empresas prolongam durante um mês as suas promoções, fazendo a Black November ou até mesmo a Pré-Black Friday.
Essas datas marcam o início da temporada de compras de fim de ano e movimentam tanto o setor varejista quanto B2B, indústrias e distribuidoras, abrindo portas para negociações, compras em grande volume, e oportunidades de fidelização de clientes.
Durante a Black Friday, as indústrias e distribuidoras enfrentam uma série de desafios que, sem a devida preparação, prejudicam o desempenho da equipe e, consequentemente, os resultados de vendas. Entre os desafios mais comuns, podemos destacar:
Para superar esses desafios e maximizar os resultados, um CRM omnichannel é uma ferramenta essencial. Aqui estão algumas das principais soluções que ele oferece para indústrias e distribuidoras:
CLIQUE AQUI para conhecer o CRM mais completo para indústrias e distribuidoras.
Além das funcionalidades do CRM, a preparação do time de vendas e atendimento é fundamental para lidar com o aumento de demanda durante a Black Friday. Um CRM eficiente faz toda a diferença na performance da equipe ao transformar desafios em oportunidades.
Para potencializar suas vendas recomendamos os seguintes passos:
1° Passo: Organize treinamentos
Prepare sua equipe com antecedência, utilizando o CRM para criar cenários e simulações do fluxo de vendas e atendimento. Isso garante que sua equipe esteja pronta para agir com rapidez e eficiência no grande dia.
2° Passo: Tenha uma Visão 360° do Cliente no seu CRM
Um CRM omnichannel centraliza todas as informações do cliente em um único lugar, permitindo um atendimento mais assertivo. A equipe pode oferecer um atendimento personalizado ao ter acesso rápido ao histórico de interações, carrinhos abandonados e superação de objeções em potenciais clientes, agindo de acordo com o momento de compra de cada um.
3° Passo: Centralização de dados e Processos:
Ao centralizar as interações em um único sistema, facilmente integrado com os seus sistemas corporativos, como ERP ‘s, o CRM permite que seu time de vendas opere de forma eficiente e ágil, sem ruídos na comunicação, evitando retrabalhos e otimizando o fluxo de informações.
Se sua indústria ou distribuidora busca otimizar processos e lidar com a alta demanda, especialmente durante a Black Friday, o VocallContact da EOX Tecnologia é a solução ideal.
Este CRM omnichannel centraliza todas as interações com os clientes em uma única plataforma, oferecendo uma visão 360° de cada contato para um atendimento ágil e personalizado.
A integração com diversos ERPs permite que você mantenha seus processos atualizados, sem complicações, enquanto a automação inteligente reduz tarefas repetitivas, trazendo automaticamente as melhores oportunidades de vendas para o seu time comercial, liberando sua equipe para focar no que realmente importa: vender mais e melhor.
Com relatórios em tempo real e uma funcionalidade exclusiva que identifica o momento ideal de recompra, o VocallContact ajuda sua equipe a aproveitar cada oportunidade de venda e melhorar o desempenho.
Seja na Black Friday ou durante todo o ano, você terá mais controle, agilidade e eficiência, garantindo maior retenção e fidelização de clientes.
De acordo com o CRM Report 2024, marcas que usam uma ferramenta de Costumer Relationship…
Indicadores de atendimento ao cliente dizem muito sobre como sua empresa se comunica, resolve problemas…
Planilha de Gestão de Indicadores Comerciais | EOX Redirecionando para a planilha de gestão de…
No mundo dos negócios, é impossível não se preocupar com dados. Em especial no setor…
Chamamos de Indústria 4.0 a integração de tecnologias como inteligência artificial (IA), IoT, automação, machine…
Vender no B2B, especialmente quando falamos de indústrias e distribuidoras, não é uma tarefa simples.…