Turnover, ou rotatividade dos colaboradores, é algo que acontece em toda empresa. Alguns segmentos, ou áreas da empresa, são mais conhecidos por terem taxas mais altas de turnover, o atendimento ao cliente é uma deles. Algumas delas simplesmente são difíceis de trabalhar e causam um desgaste muito grande, mas isso não significa que não seja possível reduzir a rotatividade.
A tarefa de reduzir esse número é do RH, mas o RH sozinho não consegue. É preciso que gestores de áreas estejam igualmente envolvidos e engajados nessa causa. No fim todos ganham, a empresa e o colaborador.
Se você é gestor pode seguir algumas dicas para ajudar na redução da rotatividade da sua equipe. Junto ao RH trace estratégias para a redução dessa taxa.
Primeiro procure entender os principais motivos de saída dos colaboradores. A partir daí analise quais ações podem ser tomadas para evitar que mais pessoas continuem saindo pelos mesmos motivos. Uma entrevista demissional pode ajudar a detectar esses problemas. Essa entrevista é feita com o RH, mas se você é gestor pode pedir um relatório sobre os motivos apresentados, ou até mesmo dicas sobre como resolver ou reduzir esses problemas.
Nem sempre o salário é o principal fator, geralmente é a junção de várias pequenas coisas. Muitas vezes são as medidas mais simples que fazem a diferença na hora de reter colaboradores. Escute quem está saindo para entender o motivo e também quem fica para saber qual a motivação para continuar na empresa.
Um programa de retenção de colaboradores começa na contratação. Peça ao RH para ajudar a traçar o perfil de colaborador ideal para a função. Não basta conhecimento técnico, é importante escolher pessoas com um perfil que esteja alinhado com a cultura da empresa, e com o cargo que vai ser ocupado. Se o perfil for inadequado todas as demais ações não irão surtir efeitos para a retenção dessa pessoa.
Depois de definir o perfil e contratar pessoas é preciso treiná-las. Por mais que a pessoa tenha experiência, cada empresa tem um funcionamento diferente e isso precisa ser passado para o novo colaborador. Quem chega precisa saber como é a empresa, que produtos vende, fornece ou fábrica, o funcionamento, como operar os sistemas que irá utilizar e quem são as pessoas com quem irá lidar no dia a dia. Esses esclarecimento facilitam a rotina de trabalho e deixam a pessoa mais confiante, ou seja, será mais produtiva e satisfeita com o trabalho. Lembre também de quem já está trabalhando. Da mesma forma que o novato precisa se sentir engajado, o veterano precisa se sentir seguro. Faça treinamentos periódicos com toda a equipe.
Após a contratação, e mesmo para quem já está na empresa, é preciso fazer um acompanhamento do trabalho. Esclareça o que espera e dê feedbacks durante o período de experiência. Assim o colaborador irá se sentir engajado e saberá como atender às expectativas da empresa. Depois do período de experiência é importante continuar com os feedbacks para que o trabalho continue alinhado com as expectativas. Estabeleça uma sazonalidade e cumpra os prazos para dar feedbacks e cobrar os resultados. O colaborador se sentirá parte da equipe e será mais fácil se engajar com as metas da empresa.
Outra coisa que ajuda é um bom começo. Algumas ações simples podem ser tomadas e fazem toda a diferença para engajar os colaboradores logo que chegam à empresa. Faça com que ele se sinta bem recebido:
Na sua empresa são feitas essa ações? Não espere que o RH cuide de tudo, você é o responsável por sua equipe e pelo sucesso dela. Muitas ações descritas aqui podem ser desenvolvidas por você mesmo.
De acordo com o CRM Report 2024, marcas que usam uma ferramenta de Costumer Relationship…
Indicadores de atendimento ao cliente dizem muito sobre como sua empresa se comunica, resolve problemas…
Planilha de Gestão de Indicadores Comerciais | EOX Redirecionando para a planilha de gestão de…
No mundo dos negócios, é impossível não se preocupar com dados. Em especial no setor…
Chamamos de Indústria 4.0 a integração de tecnologias como inteligência artificial (IA), IoT, automação, machine…
Vender no B2B, especialmente quando falamos de indústrias e distribuidoras, não é uma tarefa simples.…