Turnover, ou rotatividade dos colaboradores, é algo que acontece em toda empresa. Alguns segmentos, ou áreas da empresa, são mais conhecidos por terem taxas mais altas de turnover, o atendimento ao cliente é uma deles. Algumas delas simplesmente são difíceis de trabalhar e causam um desgaste muito grande, mas isso não significa que não seja possível reduzir a rotatividade.
A tarefa de reduzir esse número é do RH, mas o RH sozinho não consegue. É preciso que gestores de áreas estejam igualmente envolvidos e engajados nessa causa. No fim todos ganham, a empresa e o colaborador.
Se você é gestor pode seguir algumas dicas para ajudar na redução da rotatividade da sua equipe. Junto ao RH trace estratégias para a redução dessa taxa.
Primeiro procure entender os principais motivos de saída dos colaboradores. A partir daí analise quais ações podem ser tomadas para evitar que mais pessoas continuem saindo pelos mesmos motivos. Uma entrevista demissional pode ajudar a detectar esses problemas. Essa entrevista é feita com o RH, mas se você é gestor pode pedir um relatório sobre os motivos apresentados, ou até mesmo dicas sobre como resolver ou reduzir esses problemas.
Nem sempre o salário é o principal fator, geralmente é a junção de várias pequenas coisas. Muitas vezes são as medidas mais simples que fazem a diferença na hora de reter colaboradores. Escute quem está saindo para entender o motivo e também quem fica para saber qual a motivação para continuar na empresa.
Um programa de retenção de colaboradores começa na contratação. Peça ao RH para ajudar a traçar o perfil de colaborador ideal para a função. Não basta conhecimento técnico, é importante escolher pessoas com um perfil que esteja alinhado com a cultura da empresa, e com o cargo que vai ser ocupado. Se o perfil for inadequado todas as demais ações não irão surtir efeitos para a retenção dessa pessoa.
Depois de definir o perfil e contratar pessoas é preciso treiná-las. Por mais que a pessoa tenha experiência, cada empresa tem um funcionamento diferente e isso precisa ser passado para o novo colaborador. Quem chega precisa saber como é a empresa, que produtos vende, fornece ou fábrica, o funcionamento, como operar os sistemas que irá utilizar e quem são as pessoas com quem irá lidar no dia a dia. Esses esclarecimento facilitam a rotina de trabalho e deixam a pessoa mais confiante, ou seja, será mais produtiva e satisfeita com o trabalho. Lembre também de quem já está trabalhando. Da mesma forma que o novato precisa se sentir engajado, o veterano precisa se sentir seguro. Faça treinamentos periódicos com toda a equipe.
Após a contratação, e mesmo para quem já está na empresa, é preciso fazer um acompanhamento do trabalho. Esclareça o que espera e dê feedbacks durante o período de experiência. Assim o colaborador irá se sentir engajado e saberá como atender às expectativas da empresa. Depois do período de experiência é importante continuar com os feedbacks para que o trabalho continue alinhado com as expectativas. Estabeleça uma sazonalidade e cumpra os prazos para dar feedbacks e cobrar os resultados. O colaborador se sentirá parte da equipe e será mais fácil se engajar com as metas da empresa.
Outra coisa que ajuda é um bom começo. Algumas ações simples podem ser tomadas e fazem toda a diferença para engajar os colaboradores logo que chegam à empresa. Faça com que ele se sinta bem recebido:
Na sua empresa são feitas essa ações? Não espere que o RH cuide de tudo, você é o responsável por sua equipe e pelo sucesso dela. Muitas ações descritas aqui podem ser desenvolvidas por você mesmo.
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