As integrações com o CRM são a união de um ou mais sistemas, para que estes compartilhem dados, a fim de centralizar todas as informações do cliente em um lugar só.
O CRM é um sistema autônomo com sua própria programação, feito para gerenciar seu relacionamento com o cliente. Assim, o CRM não precisa de integração com outras tecnologias para funcionar. Entretanto, a gestão do relacionamento com o cliente estará limitada às informações incluídas no programa.
Por exemplo, se um cliente entra em contato com sua empresa por e-mail, e este não está conectado ao CRM, é preciso adicionar manualmente essa informação. Ao integrar o serviço de e-mails ao CRM, não só todas as interações por e-mail serão registradas, mas também é possível automatizar a abertura de chamados.
Ou seja, quando integrado a outras plataformas, o CRM se torna muito mais efetivo. Isso ocorre especialmente para reduzir tarefas manuais.
O ERP integra todos os setores da empresa, para facilitar a gestão. Sendo assim, este sistema contém muitos dados importantes para as vendas, como informações fiscais, financeiras, estoque e logística.
Quando se trata de negócios na indústria, com grandes produções, compras demoradas e desafios logísticos, a integração com o ERP facilita o acesso e evita trabalhos repetidos.
Na indústria, em especial com a transformação digital, o acesso a dados para identificação de oportunidades é essencial. Principalmente quando pensamos nas grandes mudanças de mercado. Os sistemas de BI atuam na análise e tomada de decisão, entretanto, ferramentas de Business Intelligence precisam do fornecimento de dados sempre atualizados para o bom desempenho.
Diferente do ERP, a integração com sistemas de BI utiliza os dados trazidos do CRM para a geração de relatórios e dashboards. Sendo assim, o CRM ajuda a melhorar os relatórios oferecidos pelo BI, otimizando a utilização da ferramenta.
Essas integrações têm dois papéis no contato com o cliente. Primeiro, ao unir o WhatsApp e as Redes Sociais ao fluxo de trabalho e à gestão de equipe. Cada interação do cliente fica registrada, facilitando o acesso e a automação de tarefas.
Segundo, ao reunir todas as interações em um único canal, é possível oferecer uma experiência omnichannel ao cliente. Assim, ele escolhe como e por onde quer se comunicar.
Lembrando que, apenas a API do Whatsapp Business pode integrar com o CRM, e ainda oferecer relatórios completos desta ferramenta.
Além das integrações mencionadas, existem outras muito importantes para uma boa gestão do relacionamento com o cliente, como chatbots, telefonia, e-mail e automação de marketing.
Embora o CRM seja independente, a integração com outras tecnologias ajuda na gestão do relacionamento com o cliente. Além disso, integrações podem melhorar o uso de outras plataformas, dividindo informações para reduzir trabalhos manuais repetitivos.
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