Blog
Você sabe qual o verdadeiro papel do telemarketing?
Anos de práticas vagas feitas em massa contribuíram para um peso negativo para o telemarketing, mas as coisas começam a mudar.
Centrais de Atendimento
Telemarketing , essa palavra por si só carrega um peso negativo. Talvez devido às práticas que por muito tempo incomodavam o consumidor com suas ligações insistentes e inconvenientes. Ou talvez pela visão da função de operador de telemarketing como um primeiro emprego, para quem não tem experiência nem qualificação.
Por um tempo – longo – operadores de telemarketing sem treinamento recebiam listas de contatos desqualificadas. Em seguida realizavam centenas de ligações por dia com um discurso decorado. Ligação após ligação repetindo as mesmas palavras. Do outro lado da linha o consumidor sentia que estava falando com um robô, ou melhor, ouvindo um robô, pois não existia diálogo, o cliente não era ouvido.
O futuro
As coisas começam a mudar, mas ainda há um longo caminho à frente. Empresas estão começando a perceber que o papel do telemarketing ou televendas dentro da empresa é muito mais que bater metas de número de ligações e até de vendas.
Telemarketing e televendas são uma porta de entrada – ou, se mal usados, de saída – que merece muito mais atenção por parte das corporações. São os operadores que todos os dias ouvem os clientes, conhecem o comportamento, as respostas, as estratégias que dão certo e as que só fazem perder tempo.
Talvez a equipe de operadores não tenha consciência da importância de seu papel, isso é perdoável. Mas o que não podemos perdoar é que coordenadores, gestores e diretoria negligencie a importância desse setor e das pessoas que trabalham nele.
As vendas e todo o relacionamento dos clientes com a empresa depende dessas pessoas, está nas mãos desses operadores. Você deixa seus clientes nas mãos de pessoas despreparadas, desmotivadas e com um discurso decorado e robotizado?
Atendimento de qualidade
Há muito que as pessoas vêm exigindo muito mais que atendimento, elas querem bom atendimento e, mais que isso, relacionamento. Assim, esse é, ou deveria ser, o verdadeiro papel do televendas e telemarketing. O mercado grita que está hora de focar na qualidade das ligações e não só na quantidade.
Metas ainda precisam, e sempre irão precisar, ser batidas. Um bom atendimento feito por pessoas treinadas, que falem e ouçam, que tenham capacidade de cultivar um relacionamento. Assim oferecer atendimento de qualidade, traz muito mais ganhos para a empresa que somente a venda propriamente dita.
Bom relacionamento com o cliente traz vendas, reconhecimento de marca e fidelização. Três elementos valiosíssimos para qualquer empresa. Difíceis de conseguir, que exigem esforço contínuo mas que trazem excelentes resultados.
E na sua empresa, qual o verdadeiro papel do televendas e telemarketing?
COMPARTILHAR |